Como tirar o NIF morando no Brasil?
Índice
- Como tirar o NIF morando no Brasil?
- Quanto tempo demora para tirar o NIF?
- Qual o valor do NIF?
- Quem pode assinar NIF?
- Como tirar o NIF definitivo?
- Quem pode tirar o NIF em Portugal?
- Onde encontro meu NIF?
- Onde fica o NIF?
- Como obter o NIF?
- Por que o NIF é necessário?
- Como fazer a atribuição do NIF?
- Quanto custa tirar o NIF em Portugal?
- Como é feito o pedido do NIF?

Como tirar o NIF morando no Brasil?
Pode tirar um NIF provisório no Brasil, que os bancos portugueses fazem, e quando chegar lá, basta fazer o definitivo e informar o banco para que efetuem a troca. Não haverá problemas ou prejuízo algum.
Quanto tempo demora para tirar o NIF?
Nota: Se a atribuição do NIF for efetuada em consequência do pedido de Cartão de Cidadão, o prazo para a prestação do serviço é em função da chegada do pedido à Autoridade Tributária e Aduaneira, sendo em média de três dias.
Qual o valor do NIF?
O NIF é gratuito somente para os cidadãos portugueses. Para os estrangeiros, o valor atual é de 10,20 euros e o pagamento só pode ser feito em dinheiro. Tenha no mínimo esse valor garantido ao solicitar seu NIF.
Quem pode assinar NIF?
O NIF é associado e disponibilizado automaticamente no Cartão de Cidadão para nacionais portugueses residentes na União Europeia ou, se residentes em países terceiros, caso já o tenham tido no passado quando residentes em Portugal, ou num documento emitido para o efeito, quando solicitado separadamente.
Como tirar o NIF definitivo?
Assim, para fazer o pedido do NIF, deverá preencher os formulários necessários (ver mais abaixo) e enviá-los juntamente com os demais documentos solicitados à Autoridade Tributária e Aduaneira. Nesses formulários é imprescindível que todos os dados estejam preenchidos tanto do requerente como do representante fiscal.
Quem pode tirar o NIF em Portugal?
O número de identificação fiscal pode ser solicitado por qualquer cidadão em qualquer momento. Nota: No momento do pedido, os cidadãos não residentes fiscais em território nacional, são obrigados a designar um representante fiscal domiciliado em Portugal (pessoa singular ou coletiva).
Onde encontro meu NIF?
Para consultar NIF/NIPC de uma Empresa deverá ter em sua posse o NIF com 9 dígitos e validar na pesquisa. Pode tentar encontrar o NIF de uma empresa pelo seu nome. Em qualquer dos casos, será informado se o NIF está correcto e a informação relativa à respectiva empresa na nossa base de dados.
Onde fica o NIF?
O Número de Contribuiente ou NIF pode ser encontrado num cartão emitido para o efeito ou no novo Cartão de Cidadão, poderá encontra-lo na parte de trás sob a designação Nº Identificação Fiscal.
Como obter o NIF?
O NIF Portugal deve ser feito de forma presencial em um postos de atendimentos das Finanças (Autoridade Tributária e Aduaneira). Normalmente, as Finanças ficam na Loja do Cidadão, mas também existem outros locais, dependendo da cidade portuguesa.
Por que o NIF é necessário?
- O NIF é necessário, entre outras coisas, para abrir uma conta bancária ou celebrar um contrato de arrendamento. O pedido do NIF pode ser feito por cidadão português ou por pessoa estrangeira, não residente em Portugal. Os procedimentos constam do Decreto-Lei n.º 14/2013, de 28 de janeiro, e não envolvem burocracias ou um grande dispêndio de tempo.
Como fazer a atribuição do NIF?
- A atribuição do NIF é simples e rápida. Pode ser feita nos balcões de atendimento da Autoridade Tributária ou numa Loja do Cidadão. Há, porém, diferenças se for residente num país da União Europeia (UE), na Islândia e na Noruega ou noutro país. No caso da Suiça e do Liechtenstein, por exemplo, há uma espécie de sistema misto.
Quanto custa tirar o NIF em Portugal?
- 1. Quanto custa tirar o NIF 2. Quanto tempo demora para o NIF ficar pronto 3. Quem precisa tirar o NIF 4. Quem pode tirar o NIF 5. Como pedir o NIF estando no Brasil 6. Como pedir o NIF em Portugal 7. Como pedir o NIF em Portugal Online 7.1 Preciso apostilar quais documentos? Já estou em Portugal, como apostilar? 8.
Como é feito o pedido do NIF?
- O pedido do NIF pode ser feito por cidadão português ou por pessoa estrangeira, não residente em Portugal. Os procedimentos constam do Decreto-Lei n.º 14/2013, de 28 de janeiro, e não envolvem burocracias ou um grande dispêndio de tempo. O primeiro dígito do NIF dos residentes em Portugal começa por 1, 2, 3 ou 4.