Como garantir uma educação inclusiva?

Como garantir uma educação inclusiva?
Os cinco princípios da educação inclusiva são:
- Toda pessoa tem o direito de acesso à educação.
- Toda pessoa aprende.
- O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular.
- O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos.
- A educação inclusiva diz respeito a todos.
Quais os direitos da educação inclusiva?
A prática inclusiva é um processo contínuo e coletivo Todos têm o direito de estar e de aprender na escola e todos estudantes têm direito à diferença sempre que houver necessidade de alguma diferenciação para garantir participação e aprendizagem.
Qual é o curso de educação inclusiva?
- O curso de Educação Inclusiva é uma oportunidade para professores que desejam trabalhar com a educação especial inclusiva. Disponível na modalidade de pós-graduação, o curso especializa os profissionais da área educacional para sobre as estratégias, técnicas e metodologias para atuação com deficiências físicas e cognitivas.
Como acabar com a educação inclusiva?
- A educação inclusiva aparece para acabar com essa separação. Ela é a educação especial dentro da escola regular com o objetivo de permitir a convivência e a integração social dos alunos com deficiência, favorecendo a diversidade.
Onde surgiu a educação inclusiva?
- Onde e quando surgiu a educação inclusiva? Mundialmente, a diversidade e a inclusão nas escolas teve como marco a Declaração de Salamanca, em 1994. Documentos anteriores da ONU falavam da igualdade e direito de acesso, mas essa declaração abordou em detalhes o tema de necessidades educativas especiais.
Qual a proposta da educação inclusiva?
- Já a Educação Inclusiva visa maior integração entre as crianças a partir da difusão do ensino coletivo. Dessa forma, o ambiente escolar promove o convívio entre os alunos com necessidades especiais ou não, favorecendo a aproximação entre as crianças.