O que precisa para fazer a matrícula de um imóvel?
Índice
- O que precisa para fazer a matrícula de um imóvel?
- O que é o número de matrícula do imóvel?
- Quantos números tem uma matrícula de imóvel?
- Como funciona a matrícula de imóvel?
- Por que a matrícula do imóvel será aberta?
- Como obter a matrícula do imóvel no Cartório do registro de imóveis?
- Quais são as diferenças entre matrícula e escritura do imóvel?

O que precisa para fazer a matrícula de um imóvel?
Em ordem:
- Assinatura do contrato de compra e venda do imóvel.
- Lavratura da escritura de compra e venda (feita no cartório de notas)
- Averbação da aquisição na matrícula do imóvel (feita no cartório de registro de imóveis)
O que é o número de matrícula do imóvel?
É como se fosse o CPF do imóvel. Como já dissemos, é importante saber que cada imóvel no Registro de Cartórios tem um número de matrícula, individualizada em sua região específica. Nele estará detalhado, descrito e caracterizado, seja como terreno, casa, apartamento ou loja, por exemplo.
Quantos números tem uma matrícula de imóvel?
Estabeleceu o Código Nacional de Matrícula (CNM) que define numeração única das matrículas imobiliárias em âmbito nacional, constituído por 15 dígitos, organizados em quatro campos obrigatórios, seguindo a estrutura CCCCC.
Como funciona a matrícula de imóvel?
- A matrícula de imóvel funciona como uma certidão de nascimento (Foto: Shutterstock) Cada imóvel tem um número atribuído a ele registrado no cartórioda região à qual ele pertence e tudo que acontecer com ele deve ser registrado neste documento, é onde fica armazenado todo o histórico do imóvel, desde o seu primeiro registro.
Por que a matrícula do imóvel será aberta?
- Existem algumas situações pelas quais a matrícula do imóvel será aberta. Entre as principais ocasiões estão: de ofício, para cada unidade autônoma ou lote. Isso ocorre depois do registro do loteamento, desmembramento ou condomínio.
Como obter a matrícula do imóvel no Cartório do registro de imóveis?
- A matrícula do imóvel pode ser obtida no Cartório do Registro de Imóveis do seu município. Esse documento é de grande importância. Isso, porque, você terá acesso ao histórico completo do bem.
Quais são as diferenças entre matrícula e escritura do imóvel?
- Quais são as diferenças entre matrícula e escritura do imóvel? A escritura do imóvel faz referência a um documento público oficial e ele valida o acordo entre as partes interessadas. Ela é elaborada no cartório de notas. A matrícula, por sua vez, refere-se ao documento que individualiza o imóvel.