Quando a tutela provisória pode ser revogada?
Índice
- Quando a tutela provisória pode ser revogada?
- Qual o recurso cabível de capítulo de sentença relativo à tutela provisória?
- Qual tipo de processo cabe tutela provisória?
- Como revogar tutela de urgência?
- É admitida tutela provisória em sede de sentença?
- Qual o recurso para tutela de urgência?
- Quais são as espécies de tutela provisória?
- Como é requerida a tutela provisória?
- Quem modificou a denominação da tutela provisória?
- Quem pode antecipar a tutela provisória?
- Por que a tutela provisória é imprescindível?

Quando a tutela provisória pode ser revogada?
A tutela provisória pode ser revogada ou modificada em qualquer tempo (art. 296 do NCPC). ... Como houve o aprofundamento da cognição do juiz, é possível o juiz conceder novamente a tutela provisória.
Qual o recurso cabível de capítulo de sentença relativo à tutela provisória?
Como se sabe, a decisão que concede a tutela provisória tem natureza de decisão interlocutória, sujeitando-se ao recurso de agravo de instrumento (art.
Qual tipo de processo cabe tutela provisória?
Tutela Provisória de Urgência Cautelar 301 do CPC, “A tutela de urgência de natureza cautelar pode ser efetivada mediante arresto, sequestro, arrolamento de bens, registro de protesto contra alienação de bem e qualquer outra medida idônea para assegurar um direito”.
Como revogar tutela de urgência?
A revogação decorre de novos elementos que indiquem o desaparecimento da situação de perigo ou da probabilidade do direito sustentado. Já a substituição, por tutela com total ou parcial coincidência, opera-se na sentença ou no julgamento do recurso, no qual foi deferida.
É admitida tutela provisória em sede de sentença?
Quanto ao momento em que pode ser concedida, o cabimento da tutela provisória se estende por toda a relação processual, enquanto pendente a decisão definitiva. ... Admite-se a tutela provisória, ainda, na sentença (art. 1.012, §1º, V do CPC) e em sede recursal (art. 932, II do CPC).
Qual o recurso para tutela de urgência?
No recurso de apelação, esta tutela somente poderá ser aplicada quando apresentar os requisitos necessários dispostos no artigo 273 do Código de Processo Civil, como quando o magistrado verificar a verossimilhança dos fatos relatados pela parte, quando existir receio de dano irreparável ou de difícil reparação e também ...
Quais são as espécies de tutela provisória?
Espécies. A tutela provisória pode ser classificada como cautelar ou satisfativa; de urgência ou de evidência; ou ainda antecedente ou incidental.
Como é requerida a tutela provisória?
- A tutela provisória será requerida ao juízo da causa e, quando antecedente, ao juízo competente para conhecer do pedido principal. Parágrafo único. Ressalvada disposição especial, na ação de competência originária de tribunal e nos recursos a tutela provisória será requerida ao órgão jurisdicional competente para apreciar o mérito.
Quem modificou a denominação da tutela provisória?
- Na última etapa do processo legislativo, o Senado modificou mais uma vez a denominação para adotar o termo “tutela provisória”, ora empregado pelo NCPC. Independentemente do nome que se dê a tal instituto, é imperioso que se defina a “tutela provisória” que está prevista nos arts. 2.
Quem pode antecipar a tutela provisória?
- Por meio dela, o juízo pode antecipar a tutela que, de outra maneira, só seria concedida ao final do processo. Assim, a tutela provisória contrapõe-se à tutela definitiva, e disso pode-se extrair as características comuns a todas as espécies de tutela provisória, contrastadas com a tutela definitiva.
Por que a tutela provisória é imprescindível?
- Diante de efeitos tão danosos, é imprescindível uma solução, mesmo que paliativa, a qual consiste numa tutela provisória, que não resolve definitivamente a lide, mas atende, em parte, à efetividade da justiça, porque pode desde logo ser executada, ou seja, realizada no mundo dos fatos. [2]