adplus-dvertising

Como funciona a logística reversa do óleo lubrificante?

Índice

Como funciona a logística reversa do óleo lubrificante?

Como funciona a logística reversa do óleo lubrificante?

O processo de logística reversa de óleo lubrificante usado ou contaminado consiste em devolver aos produtores ou importadores o resíduo do produto depois de usado pelo consumidor. ... No entanto, depois de usado ou se estiver contaminado, precisa ter uma destinação correta.

Quais métodos de recuperação de óleos usados?

Os métodos mais comuns e mais baratos são a injeção de água (forçando o óleo a fluir para os poços de produção) e a re-injeção de gás de produção (MOTHÉ, 2006).

Qual o resultado do uso prolongado do óleo lubrificante?

Gusmão, Fraga e Dias (2013) afirmam que o uso prolongado de um óleo lubrificante resulta na sua deterioração parcial, refletindo na formação de compostos, tais como ácidos orgânicos, compostos aromáticos polinucleares (potencialmente carcinogênicos), resinas e lacas (átomos de cobre).

Como reaproveitar óleo lubrificante usado?

O resíduo pode ser reaproveitado das seguintes formas:

  1. filtragem: o óleo é filtrado para reuso do proprietário, não podendo nesse caso ser comercializado novamente;
  2. rerrefino: processo físico-químico composto de várias etapas que transforma o óleo lubrificante usado em óleo novo.

Como funciona a logística reversa *?

A Logística Reversa também conhecida pelo Logística Inversa, é uma área da logística com foco no retorno de materiais já utilizados para o processo produtivo, onde se busca reaproveitar materiais ou ainda realizar o seu descarte de forma apropriada com o intuito de colaborar para a preservação ambiental.

O que é o processo de logística reversa?

O processo de logística reversa é feito depois do produto ser utilizado. Nela, a empresa vai atrás das embalagens e após isso retorna com os resíduos. É justamente nessa etapa de coleta que há o trabalho mais complicado para as empresas realizarem. ... Vidro pode se transformar em novas embalagens de produtos no mercado.

Como está classificado o óleo lubrificante já utilizado?

Existem dois tipos de óleos lubrificantes básicos: Óleos lubrificantes básicos minerais: são produzidos diretamente a partir do refino de petróleo. Óleos lubrificantes básicos sintéticos: são produzidos através de reações químicas, a partir de produtos ge- ralmente extraídos do petróleo.

Como deve ser feito o descarte de óleos lubrificantes usados?

Os óleos lubrificantes são classificados como resíduos perigosos e recicláveis por meio do rerrefino. Segundo a Resolução nº 362/2005 do CONAMA, todo óleo lubrificante usado ou contaminado deverá ser destinado para o rerrefino.

Qual o principal dano que os olhos lubrificantes podem provocar?

Intoxicação crônica – perda de olfato; tosse; dispneia; perda de peso; irritabilidade; debilitação dos ossos; danos aos sistemas nervoso, respiratório, digestivo, sanguíneo e aos ossos. Cancerígeno para pulmões e traqueia. Acumula principalmente nos rins, ossos e fígado.

Quais são os principais tipos de contaminantes de lubrificantes?

Os contaminantes mais comuns que encontramos quanto ao seu armazenamento são exposição a luz, umidade, água, ar/oxigênio e temperaturas. Isso acontece principalmente quando os lubrificantes são acondicionados em lugares abertos oferecendo todas essas situações.

Postagens relacionadas: