O que é necessário para que as crianças surdas adquirem a língua de sinais no mesmo tempo que as crianças ouvintes?
Índice
- O que é necessário para que as crianças surdas adquirem a língua de sinais no mesmo tempo que as crianças ouvintes?
- Como acontece a aquisição de Sinais como primeira língua?
- O que deve ser feito no caso de crianças surdas filhas de pais ouvintes?
- Qual o papel da família no processo de aquisição de linguagem de um membro surdo?
- Por que português é considerada L2 ou segunda língua adquirida pelos surdos?
- Qual a língua de sinais para o aluno surdo?
- Como compreender a Língua Brasileira de sinais?
- Quando nasceu a língua dos sinais?
- Como funciona a língua de sinais?

O que é necessário para que as crianças surdas adquirem a língua de sinais no mesmo tempo que as crianças ouvintes?
Segundo Karnopp (2004) uma criança surda que nasce em um ambiente onde os pais utilizam a língua de sinais adquirirá tal língua da mesma forma que as crianças ouvintes adquirem uma língua oral. Assim, as crianças surdas adquirem a língua de sinais que está à sua volta sem nenhuma instrução especial.
Como acontece a aquisição de Sinais como primeira língua?
A aquisição da Língua de Sinais pelos surdos ocorre de forma semelhante a aquisição de língua oral pelos ouvintes. Inicialmente os surdos vão adquirir a L2 até conseguirem internalizar as regras de sua língua. Porém,isto só acontecerá naturalmente se o surdo tiver contato com os seus pais.
O que deve ser feito no caso de crianças surdas filhas de pais ouvintes?
O primeiro passo a ser dado pela família que tem uma criança surda é procurar integrá-la como membro ativo da comunidade familiar. Assim, a criança surda terá maior facilidade para integrar-se à comunidade de pessoas ouvintes.
Qual o papel da família no processo de aquisição de linguagem de um membro surdo?
A família tem um papel fundamental na aquisição da linguagem. ... Portanto, para uma boa aliança familiar, a participação efetiva por parte dos pais é essencial, pois o apoio da família estabelece a base para a vida social da criança surda, para o entendimento das coisas e a compreensão de suas diferenças.
Por que português é considerada L2 ou segunda língua adquirida pelos surdos?
O Surdo que tem a Libras como primeira língua (L1) e a Língua Portuguesa como segunda língua (L2) é considerado bilíngue. ... capacidade dos seres humanos para a linguagem, expressam as culturas, valores e os padrões sociais de determinado grupo social”.
Qual a língua de sinais para o aluno surdo?
- A educação da língua de sinais possibilita a aprendizagem e não a dificuldade do aluno surdo. No Brasil a educação hoje defendida para os alunos surdos é a educação bilíngue, em que a LIBRAS aparece como primeira língua e o português como a segunda.
Como compreender a Língua Brasileira de sinais?
- A partir do exposto, este trabalho tem por objetivo compreender a Língua Brasileira de Sinais no Contexto Bilingue sua construção pelo sujeito surdo e sua influência, refletindo sobre sua dimensão e sua relevância para sua identidade surda.
Quando nasceu a língua dos sinais?
- Em l964, Gallaudet fundou a primeira faculdade para surdos nos Estados Unidos. A língua dos sinais tornou a ressurgir associada à forma oral, com o aparecimento de novas correntes, como a Comunicação Total na década de 70 e, mais recentemente, o Bilingüismo.
Como funciona a língua de sinais?
- Através da língua de sinais propicia-se o desenvolvimento linguístico e cognitivo da criança surda, facilitando assim o processo de aprendizagem, servindo de apoio para a leitura e compreensão do mundo.