Quais os documentos necessários para interditar um idoso?
Índice
- Quais os documentos necessários para interditar um idoso?
- Quanto tempo leva para interditar um idoso?
- Como dar entrada no processo de interdição?
- Quem é o curador do idoso interditado?
- Como usar a interdição para proteger o idoso?
- Como declarar a interdição do idoso?
- Qual a finalidade da ação de interdição de idoso?

Quais os documentos necessários para interditar um idoso?
Pedir Curatela/Interdição:
- Cópia RG e CPF (do curador);
- Cópia RG e CPF (Interditando);
- Certidão de Casamento (do curador - Caso o usuário seja divorciado ou separado judicialmente, deverá apresentar a certidão de casamento com a averbação) ;
- Comprovante de Residência (ambos);
Quanto tempo leva para interditar um idoso?
Se o idoso não puder comparecer a esta entrevista, por estar, por exemplo, acamado ou sem poder se movimentar, o Juiz irá até ele. O idoso terá um prazo de 15 dias para impugnar o pedido de sua interdição, caso assim o deseje.
Como dar entrada no processo de interdição?
Para se obter a interdição de uma pessoa há de se consultar um advogado de sua confiança. Ou, na impossibilidade, consultar a Defensoria Pública de sua cidade. É o advogado ou o defensor público que iniciará o processo, juntando a documentação das partes e acompanhando o processo até seu desfecho.
Quem é o curador do idoso interditado?
- Curador é o representante do interditado (no caso, o doente de Alzheimer) nomeado pelo juiz, que passará a exercer todos os atos da vida civil no lugar do idoso interditado. Irá administrar os bens, assinar documentos, enfim, cuidará da vida civil do idoso.
Como usar a interdição para proteger o idoso?
- A interdição serve como medida de proteção para preservar o idoso de determinados riscos que envolvem a prática de certos atos como, por exemplo, evitar que pessoas "mal intencionadas" aproveitem-se da deficiência de discernimento do idoso para efetuar manobras desleais, causando diversos prejuízos, principalmente, de ordem patrimonial e ...
Como declarar a interdição do idoso?
- A Sentença que declara a interdição será registrada no Cartório de Registro de Pessoas Naturais. É muito importante que o Curador sempre preste contas de suas atividades ao juiz do Processo de Interdição, para que não reste qualquer suspeita sobre suas intenções com relação aos bens e lucros do idoso.
Qual a finalidade da ação de interdição de idoso?
- Vale destacar, ainda, que a sentença que declara a interdição do idoso deverá ser registrada no Cartório de Registro de Pessoas Naturais, para todos os efeitos legais. Como vimos, a ação de interdição de idoso tem como principal objetivo a proteção da pessoa idosa incapaz.