Como acabar com a alienação?
Índice
- Como acabar com a alienação?
- O que é preciso para que a lei da alienação parental seja aplicada com eficiência?
- Por que não praticar alienação parental?
- Por que a criança está sendo vítima de alienação parental?
- Por que o filho sofre com a alienação parental?
- Será que a alienação parental é intencional?

Como acabar com a alienação?
A melhor forma de intervenção em casos de alienação é o restabelecimento da comunicação, buscando o consenso dos pais sobre as responsabilidades para proteção integral dos filhos. Em casos mais graves, é possível a inversão da guarda ou declaração da suspensão da autoridade do alienador.
O que é preciso para que a lei da alienação parental seja aplicada com eficiência?
Nos termos do art. 1.584, § 2º do Código Civil, quando não houver acordo entre o casal quanto à guarda do filho, será aplicada sempre que possível, a guarda compartilhada. O mais importante é a relação dos menores com seus pais, e não a relação entre o ex-casal.
Por que não praticar alienação parental?
- São profissionais especializados com recursos para auxiliar em situações de ocorrência da alienação parental", explica. Se você está passando por um processo de separação ou alguém muito próximo a você está passando por isto, lembre-se de não praticar a alienação parental.
Por que a criança está sendo vítima de alienação parental?
- Existem algumas maneiras de provar que a criança está sendo vítima de alienação parental, inclusive com conteúdos enviados por WhatsApp ou e-mail, segundo o advogado Flávio Goldberg. "Além disso, por relatório de psicólogo que evidencie a prática de alienação parental.
Por que o filho sofre com a alienação parental?
- O filho que sofre com a alienação parental pode apresentar sintomas de depressão, ansiedade, enurese noturna, terror noturno, insônia, ansiedade de separação e mutismo seletivo. A situação estressante também poderá prejudicar o sistema imunológico da criança e levar ao desenvolvimento de outras doenças, como as infecções.
Será que a alienação parental é intencional?
- É preciso ainda que a prática de alienação parental seja intencional. Isto é, o alienante, aquele que pratica a alienação parental, deve desejar criar no psicológico da criança uma imagem distorcida da realidade dos fatos quanto ao genitor alienado.