adplus-dvertising

Quais os efeitos colaterais da radioterapia na garganta?

Índice

Quais os efeitos colaterais da radioterapia na garganta?

Quais os efeitos colaterais da radioterapia na garganta?

A radioterapia da boca e garganta pode provocar vários efeitos colaterais, como:

  • Alterações na pele, tipo queimadura solar, que diminuem lentamente.
  • Rouquidão.
  • Perda do paladar.
  • Vermelhidão e irritação da boca e da garganta.

Como amenizar os efeitos da radioterapia na garganta?

Como combater a Dor na boca ou na garganta Deve-se optar por manter a boca sempre bem hidratada, por isso é recomendado beber cerca de 2 litros de água ou de chá, por dia e preferir alimentos moles como banana, melancia, purê de legumes, macarrão, mingau e ovos.

Como é feito a radioterapia na garganta?

A radioterapia externa focada no tumor é o tipo mais comum para tratar câncer de laringe e de hipofaringe. O tratamento radioterápico é realizado em frações diárias (doses), 5 dias por semana, por cerca de 7 semanas. Outros esquemas de radioterapia podem ser usados para o tratamento do câncer de laringe e hipofaringe.

Como minimizar os efeitos colaterais da radioterapia?

Náuseas e vômitos Para esses efeitos colaterais é importante evitar alimentos fritos ou gordurosos, preferindo alimentos mais secos, como torradas, pães e biscoitos ou então alimentos gelados, como gelatina, mingau, leite ou iogurte.

O que fazer para minimizar os efeitos da radioterapia?

O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita. O banho deve ser rápido e com água morna, pois água quente pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele, agravando a coceira e o ressecamento. O sabonete tem de ser indicado pelo médico.

Como tratar mucosite na garganta?

Em geral, o tratamento da mucosite é realizado com a prescrição de analgésicos e anestésicos locais, medicamentos alcalinizantes como hidróxido de alumínio, bicarbonato de sódio. Quando há alguma infecção associada, é recomendado o uso de antifúngicos e antivirais.

Quem tem traqueostomia pode fazer radioterapia?

A cânula de traqueostomia metálica precisa ser substituída por cânula plástica diante da necessidade realização de exames como Ressonância Magnética, Tomografias de cabeça e pescoço, radioterapia ou conforme indicação médica.

Quais os efeitos da radioterapia da boca e da garganta?

  • A radioterapia da boca e garganta pode provocar vários efeitos colaterais, como: Alterações na pele, tipo queimadura solar, que diminuem lentamente. Rouquidão. Perda do paladar. Vermelhidão e irritação da boca e da garganta.

Como é feita a radioterapia?

  • Não basta saber como é feita a radioterapia. Também é preciso estar ciente sobre os possíveis efeitos colaterais do procedimento. Como a radioterapia é feita de forma a penetrar sob a pele para chegar ao tumor, células saudáveis são atingidas no caminho, podendo ocasionar o surgimento destes efeitos colaterais.

Quais os efeitos agudos da radioterapia?

  • Após a resolução dos efeitos agudos da radioterapia, outros podem aparecer ou não, meses ou anos após: Endurecimento da mama ou pequeno encolhimento da mesma. Mudança na coloração da mama ou na espessura da pele, com aparecimento eventual de pequenos vasos sanguíneos na pele.

Como é utilizada a radioterapia em pacientes com câncer de mama?

  • A radioterapia é empregada nas pacientes com câncer de mama com o objetivo de diminuir a chance de recorrência local, havendo impacto no controle da doença e na sobrevida das pacientes. De maneira geral, a radioterapia pode fazer parte do tratamento em algumas situações:

Postagens relacionadas: