adplus-dvertising

Como é feito o divórcio extrajudicial?

Índice

Como é feito o divórcio extrajudicial?

Como é feito o divórcio extrajudicial?

Funciona assim: O casal, acompanhado por advogado, vai ao cartório com os documentos necessários e dá entrada no divórcio. Se estiverem atendidos todos os requisitos, todo andamento é feito no cartório mesmo e, após o processo, é lavrada a Escritura Pública de Divórcio.

Qual o valor de um divórcio extrajudicial?

O valor da escritura de divórcio é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado de São Paulo: R$ 465,88 (Quatrocentos e sessenta e cinco reais e oitenta e oito centavos) se o casal não tiver bens a partilhar.

Pode fazer divórcio no cartório com filho menor?

Divórcio com filho menor pode ser feito em cartório É permitido o divórcio em cartório desde que as ações judiciais sejam previamente realizadas referentes aos menores, como por exemplo, guarda, pensão de alimentos e visitas.

Quando se dará o divórcio extrajudicial?

Divórcio extrajudicial ou judicial? O divórcio poderá ser extrajudicial, ou seja, poderá ser realizado diretamente no cartório, somente se existir consenso entre as partes sobre todos os termos do divórcio e se o casal não possuir filhos menores de 18 anos ou incapazes, advindos da união a ser dissolvida.

O que significa escritura de divórcio?

Para a formalização da escritura pública de separação ou de divórcio, é necessário o acompanhamento de advogado único ou de advogados que representem os separandos ou divorciandos, como condição de validade do documento, sob pena de nulidade. ...

Como autorizar o divórcio e a separação extrajudicial?

  • Portanto, a Corregedoria Geral do Estado do Espírito Santo autoriza o divórcio e separação extrajudicial mesmo havendo filhos menores ou incapazes, desde que haja prévia resolução judicial de todas as questões referentes aos filhos menores ou incapazes.

Qual o custo da escritura de divórcio extrajudicial?

  • A Escritura de Divórcio Extrajudicial sem partilha de bens tem um custo fixo diferentemente do Divórcio Extrajudicial com partilha de bens - que por sua vez tem seu custo baseado nos bens divididos. Tem dúvidas sobre os valores? Entre em contato!

Como o divórcio pode ser veiculado na via judicial?

  • Também é oportuno salientar que o Divórcio Extrajudicial assim como o Judicial poderá ser alcançado com ou sem partilha de bens (neste último caso os bens ficarão em mancomunhão) e que todos os bens que podem ser partilhados na via judicial também poderão ser partilhados caso o divórcio seja veiculado na via administrativa/extrajudicial.

Qual a duração do divórcio da separação judicial?

  • Com base no art. 25 da Lei nº 8.408/92, “a conversão em divórcio da separação judicial estava condicionada ao período de, no mínimo, um ano de separação judicial.” Contudo, com a nova redação do texto constitucional, o casal que tinha interesse em se divorciar poderia fazê-lo sem condicionar à prévia separação judicial.

Postagens relacionadas: