O que é necessário para um átomo de hidrogênio se tornar estável?
Índice
- O que é necessário para um átomo de hidrogênio se tornar estável?
- O que é necessário para que ele se torne estável?
- Quantos elétrons o hidrogênio precisa para ficar estável?
- O que é necessário para que o flúor se torna estável?
- O que acontece quando um átomo de hidrogênio absorve um ou mais quanta de energia?
- O que é ser um hidrogênio Ionizavel?
- Como saber se o hidrogênio é Ionizavel?
- Qual o comportamento estável do hidrogênio?
- Como obtém-se o hidrogénio?
- Qual é a importância do hidrogênio?
- Quais são as formas de armazenamento de hidrogénio?

O que é necessário para um átomo de hidrogênio se tornar estável?
A estabilidade do átomo de Hidrogênio é alcançada quando ele recebe um elétron na camada de valência. É um elemento químico que não se encaixa na classificação dos metais, ametais e gases nobres. Para estabilizar-se, realiza ligações iônicas ou covalentes.
O que é necessário para que ele se torne estável?
Para torna-se estável, ele precisa de mais dois elétrons que serão obtidos através de ligações químicas. O oxigênio pode ligar-se com dois átomos de hidrogênio e formar uma molécula de água. Essa é uma ligação covalente e cada hidrogênio compartilha um de seus elétrons.
Quantos elétrons o hidrogênio precisa para ficar estável?
O Oxigênio necessita de dois elétrons para ficar estável e o Hidrogênio, de dois elétrons. Desta forma, ocorre uma ligação em que dois átomos de Hidrogênio compartilham cada um, 1 elétron com o Oxigênio.
O que é necessário para que o flúor se torna estável?
. O flúor reage explosivamente com o hidrogénio, mesmo a temperaturas baixas (tão baixas quanto -200ºC) formando o fluoreto de hidrogénio, HF. O fluoreto, F-, é estável e encontra-se na natureza em minérios como a fluorite (CaF2), a criolite (Na3AlF6) e a fluorapatite 3Ca3(PO4)2Ca(F,Cl)2.
O que acontece quando um átomo de hidrogênio absorve um ou mais quanta de energia?
Absorção e emissão De acordo com o modelo de Bohr, um elétron pode absorver energia na forma de fótons para ser excitado até um nível mais elevado de energia, desde que a energia do fóton seja igual à diferença de energia entre os níveis de energia inicial e final.
O que é ser um hidrogênio Ionizavel?
Hidrogênios ionizáveis são os átomos que se transformam no íon hidrônio (H+) quando um ácido é misturado com a água. ... Hidrácidos: são ácidos que apresentam hidrogênio em sua composição; Oxiácidos: são ácidos que apresentam oxigênio em sua composição.
Como saber se o hidrogênio é Ionizavel?
Para saber se um hidrogênio é ionizável, levamos em consideração a classificação do ácido em hidrácido (não possui oxigênio na sua composição) ou oxiácido (possui oxigênio na sua composição). Todo hidrogênio de um hidrácido é considerado ionizável.
Qual o comportamento estável do hidrogênio?
- Foi através do modelo atômico de Bohr que foi possível explicar o comportamento estável do átomo de hidrogênio. O hidrogênio, cujo número atômico é 1, produz compostos com muitos elementos da Tabela Periódica, especialmente os compostos orgânicos, em combinação com o carbono. O mesmo é o mais abundante dos elementos químicos do Universo.
Como obtém-se o hidrogénio?
- O hidrogénio obtêm-se separando-o de outros elementos com que se combina, através de processos que consomem energia. Electrólise - Ao aplicar-se um potencial eléctrico a dois eléctrodos imersos em água desionizada esta decompõe-se nos seus elementos constituintes: hidrogénio e oxigénio.
Qual é a importância do hidrogênio?
- Apesar de sua importância, é o elemento mais simples, formado apenas por um próton e nenhum nêutron. Do grego, a palavra "hidrogênio" é composta pelos termos hydro e genes, que significa gerador de água. Encontrado em estado puro como um elemento químico gasoso, é inflamável, incolor, inodoro, não-metálico e insolúvel em água.
Quais são as formas de armazenamento de hidrogénio?
- Outras formas de armazenamento estão presentemente a ser estudadas. O armazenamento em lata pressão (200 Bar), é o mais utilizado. Os hidretos metálicos, os nanotubos e nanofibras de carbono, as microesferas de vido e polímeros (plásticos) permitem o armazenamento do hidrogénio de forma segura em pressões baixas (< 10 Bar).