adplus-dvertising

Como é realizada a punção da tireoide?

Índice

Como é realizada a punção da tireoide?

Como é realizada a punção da tireoide?

“A punção é feita de forma segura, com o auxílio de uma aparelho que ultrassom. Assim, o Médico Ultrassonografista vê exatamente onde o nódulo está, insere uma agulha fina e retira uma amostra de tecido para análise” – Dra Fernanda Augustini Rigon, Médica Endocrinologista – (CRM/SC 18151).

Quando é necessário fazer punção na tireoide?

O médico solicita uma Punção Aspirativa com Agulha Fina quando o exame de ultrassom mostra:

  • Nódulo na tireoide com mais de 0,5 cm e menos de 1 cm havendo suspeita de que possa ser maligno;
  • Todos os nódulos com mais de 1 cm, sendo hipoecoico, complexo ou espongiforme;

Quanto tempo demora o resultado da punção tireoide?

Habitualmente, a biópsia da tiróide demora entre 20 a 30 minutos para recolher as amostras. Depois de recolhidas, as amostras dos tecidos são enviadas para o laboratório, sendo necessários alguns dias para obtermos o resultado da biópsia.

O que significa o exame PAAF da tireóide?

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF) DE TIREOIDE GUIADA POR ULTRASSONOGRAFIA. – Este exame deve ser agendado com antecedência. – O procedimento consiste na aspiração de nódulo tiroidiano com agulha fina, guiado com o auxílio da ultrassonografia. – Não são utilizados anestésicos no local da punção.

Como é o resultado da biópsia de nódulo na tireoide?

A agulha é geralmente guiada por ultrassom. Às vezes, o laudo da biópsia não diz se o nódulo é benigno ou maligno, apenas diz que os resultados são "suspeitos" ou "de significado indeterminado". Se isso ocorrer, o médico pode solicitar testes na amostra para verificar se os genes BRAF ou RET/PTC estão alterados.

Como é feita a biópsia do linfonodo?

No procedimento de biópsia o radiologista intervencionista utilizada uma agulha especial que penetra o linfonodo e retira um ou mais pequenos fragmentos deste. Tudo isso é feito através da ultrassonografia, onde o médico localiza com precisão a agulha e o linfonodo a ser biopsiado.

Quando a punção é indicada?

É um tipo de biópsia muito útil também para o esvaziamento completo de cistos palpáveis ou inflamados, promovendo alívio das dores mamárias. Também é indicada para determinar se um nódulo de tireoide, por exemplo, é benigno ou maligno, uma informação essencial para determinar o tipo de tratamento que deve ser seguido.

Quando é indicado punção?

Bibliografia Selecionada
Tamanho do nóduloIndicação de PAAF
≥ 5 mmPacientes com alto risco clínico* demalignidade ou nódulo suspeito na US
≥ 10 mmNódulo sólido e hipoecóico à US
≥ 15 mmNódulo solido iso ou hiperecóico à US
≥ 20 mmNódulo complexo ou espongiforme à US

O que significa o exame PAAF da tireoide?

PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF) DE TIREOIDE GUIADA POR ULTRASSONOGRAFIA. – Este exame deve ser agendado com antecedência. – O procedimento consiste na aspiração de nódulo tiroidiano com agulha fina, guiado com o auxílio da ultrassonografia. – Não são utilizados anestésicos no local da punção.

Quais são os nódulos da tireoide?

  • A Punção da tireoide (PAAF) é recomendada apenas para alguns tipos de nódulos da tireoide. São eles: Nódulos iguais ou maiores que 1 cm, sólidos ou não sólidos, com microcalcificações. Nódulos maiores que 0,5 cm com características de malignidade ao ultrassom.

Como é feita a punção da tireoide?

  • Como é feita a Punção da tireoide? Como o próprio nome diz, a punção aspirativa por agulha fina da tireoide se utiliza de uma agulha muito fina para coletar material orgânico dos nódulos identificados na tireoide.

Qual o papel da punção no câncer de tireóide?

  • Nesse contexto, a punção é um procedimento confiável e econômico, amplamente utilizado no diagnóstico de nódulos tireoidianos, desempenhando um papel importante na detecção de riscos de malignidade.

Qual a classificação dos nódulos tiroidianos?

  • Em 2017, o Colégio Americano de Radiologia (ACR) publicou uma nova classificação dos nódulos tiroidianos baseada em características ultrassonográficas – Thyroid Imaging Reporting and Data System [TI-RADS]. Os nódulos recebem pontuações em cinco categorias: composição; ecogenicidade; contorno; margens

Postagens relacionadas: