Como funciona basicamente um Para-raios?
Índice
- Como funciona basicamente um Para-raios?
- Como funcionam os Para-raios e como é feita a proteção com o auxílio desses dispositivos?
- Quantos graus de proteção oferece um Para-raios?
- O que é usado para monta um Para-raio?
- Quando usar Para-raios?
- Qual a importância de um Para-raios?
- Para que serve os Para-raios instalados nos edifícios?
- Quantos níveis de proteção existem para dimensionamento do SPDA?
- Como dimensionar o SPDA?
- Por que os para-raios foram desenvolvidos?
- Qual a norma para instalação de para-raios?
- Qual o objetivo do para-raios?
- Quais são os para-raios?

Como funciona basicamente um Para-raios?
Os pára-raios são hastes metálicas que ficam conectadas a terra através de cabos condutores. ... Essas hastes são colocadas nos mais variados tipos de edifícios, criando um caminho para a passagem da descarga elétrica, ou seja, para a passagem do raio.
Como funcionam os Para-raios e como é feita a proteção com o auxílio desses dispositivos?
O para-raios funciona como uma proteção à rede elétrica e a equipamentos ligados a ela por utilizar a indução eletrostática (poder das pontas) para promover um caminho mais fácil a essas descargas elétricas do que ao atingir o dispositivo, de modo que percorrem os cabos até dissipar sua energia no solo.
Quantos graus de proteção oferece um Para-raios?
Hoje, não existe proteção 100% contra raios. O grau de proteção é definido à nível internacional em função de uma analise de risco, especificando um nível de proteção (I, II, III, IV). O maior nível de proteção é o nível I, oferecendo 98% de probabilidade de captação do raio.
O que é usado para monta um Para-raio?
Para-raios são hastes metálicas pontiagudas feitas de cobre, alumínio ou aço.
Quando usar Para-raios?
As instalações de para-raios, tecnicamente conhecido como Sistema de Proteção para Descargas Atmosféricas (SPDA), são obrigatórias em prédios comerciais ou residenciais multifamiliares a partir de 10 metros de altura.
Qual a importância de um Para-raios?
O para-raio permite que a descarga elétrica possa chegar até o solo sem entrar em contato com a edificação ou as pessoas que estão dentro dela. Logo, para-raios evitam danos a estrutura e a vida dos moradores.
Para que serve os Para-raios instalados nos edifícios?
Obrigados por lei a ser instalados em prédios públicos e edifícios altos, os para-raios ajudam a evitar acidentes causados por descargas elétricas e esse tipo de equipamento também pode ser instalado em qualquer casa.
Quantos níveis de proteção existem para dimensionamento do SPDA?
Esses níveis variam de 1 a 4, sendo o nível 1 o mais rigoroso. Basicamente, o nível de proteção considera as intensidades das corrente de raios que esperamos receber na edificação.
Como dimensionar o SPDA?
Os métodos a serem utilizados no dimensionamento da rede SPDA são:
- Dimensionamento do projeto de SPDA através do método Franklin;
- Dimensionamento do projeto de SPDA através do método Eletrogeométrico;
- Dimensionamento do projeto de SPDA através do método das malhas (Gaiola de Faraday).
Por que os para-raios foram desenvolvidos?
- Em 1752, os para-raios foram desenvolvidos por Benjamin Franklin (1706-1790), um importante cientista e político norte-americano. Na ocasião, Franklin empinou uma pipa com um fio metálico conectado e percebeu que as cargas elétricas das nuvens desciam pelo fio, comprovando que os raios eram correntes elétricas formadas na atmosfera.
Qual a norma para instalação de para-raios?
- A instalação de para-raios visa à segurança de edificações residenciais, comerciais, industriais e agrícolas. Para tanto, no Brasil, existe uma norma que define o dimensionamento e as regras para a instalação de para-raios, a NBR 5419.
Qual o objetivo do para-raios?
- O objetivo do para-raios, entretanto, não é o de atrair os raios para si, mas o de oferecer um caminho pelo qual eles possam atravessar, de modo a produzir a menor quantidade de danos possível. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Quais são os para-raios?
- Para-raios são hastes metálicas pontiagudas feitas de cobre, alumínio ou aço. Costumam ser posicionados em lugares elevados, como no alto dos edifícios, a fim de proteger-lhes dos possíveis danos causados por raios.