Quais aspectos influenciam o desenvolvimento de um design de interação?
Índice
- Quais aspectos influenciam o desenvolvimento de um design de interação?
- Como avaliar a interface?
- Qual o objetivo da avaliação de interfaces?
- São características de design de interação?
- Quais são as três características-chave do processo de design de interação?
- Como avaliar a usabilidade?
- Quais são as interfaces mais comuns?
- Qual a qualidade da interface?
- Qual a definição de interface de usuário?
- Qual é a interface de um sistema de comunicação?

Quais aspectos influenciam o desenvolvimento de um design de interação?
Feedback da resposta: Comentário: os aspectos que influenciam o design de interação são o espaço do problema, o usuário, o que o usuário está fazendo ao utilizar o sistema e quais os mecanismos de interação usados (WIMP, tela de toque, reconhecimento de voz etc.).
Como avaliar a interface?
1 Preparação: Defina e organize as telas que serão avaliadas. Defina também os objetivos, estes estão ligados a diferentes tipos de aspectos da interface, podendo estar ligada a tarefas, níveis de abstração ou qualidade. Certifique-se que todos os avaliadores estão alinhados acerca dos objetivos.
Qual o objetivo da avaliação de interfaces?
Assim como testes de funcionalidade são necessários para se verificar a robustez da implementação, a avaliação de interface é necessária para se analisar a qualidade de uso de um software. Quanto mais cedo forem encontrados os problemas de interação ou de interface, menor o custo de se consertá-los ().
São características de design de interação?
O Design de Interação estuda aspectos como usabilidade, design gráfico, funcionalidade e legibilidade para entregar interatividade, de forma a obter mais atenção das pessoas para os produtos, o que é ótimo em áreas como marketing e vendas.
Quais são as três características-chave do processo de design de interação?
O PROCESSO DE DESING DE INTERAÇÃO E as características-chave são: 1) os usuários devem estar envolvidos no desenvolvimento do projeto; 2) critérios de usabilidade específicos; 3) iteração em todas as quatro atividades.
Como avaliar a usabilidade?
Também existem os métodos que foram desenvolvidos especialmente para a avaliação da usabilidade em interfaces gráficas digitais, como a co-descoberta (co-discovery), o percurso cognitivo (cognitive walkthroughs) e o registro de uso (logging use).
Quais são as interfaces mais comuns?
- Atualmente, as interfaces mais comuns envolvem elementos visuais e sonoros, com entrada de dados via teclado e mouse. Outros tipos de interfaces, como interface via voz e entrada de dados através de canetas estão se tornando freqüentes, devido à disseminação de dispositivos móveis.
Qual a qualidade da interface?
- A qualidade da interface é fundamental para que sistemas interativos possam ser utilizados com sucesso. Para se obter interfaces de alta qualidade é essencial que estas sejam avaliadas durante o processo de design, permitindo assim a identificação e ajustes de problemas de interação.
Qual a definição de interface de usuário?
- Uma definição de interface utilizada com freqüência foi proposta por Moran: “a interface de usuário deve ser entendida como sendo a parte de um sistema computacional com a qual uma pessoa entra em contato — física, perceptiva ou conceitualmente” (Moran, 1981).
Qual é a interface de um sistema de comunicação?
- A interface engloba tanto software quanto hardware (dispositivos de entrada e saída, tais como: teclados, mouse, tablets, monitores, impressoras e etc.). Considerando a interação como um processo de comunicação, a interface pode ser vista como o sistema de comunicação