O que precisa para abrir um CAPS?
Índice
- O que precisa para abrir um CAPS?
- Quantos habitantes precisa para ter um CAPS?
- Quais os critérios para abertura de um CAPS em uma cidade?
- Que tipos de CAPS O município tem que implantar?
- Como funciona o raps?
- Para que se implante um CAPS para tratamento de usuários de álcool e outras drogas em um município é necessário que este possua uma população acima de quantos habitantes?
- Quais ambientes um CAPS minimamente deve possuir?
- Como faço para participar do CAPS?
- Quais são os CAPS?
- Qual é o Manual do CAPS?
- Como os CAPS são regulamentados?
- Quem pode ser atendido no CAPS?

O que precisa para abrir um CAPS?
Para implantar o Caps, os municípios com mais de 40 mil habitantes (30 mil na Amazônia) devem ter um núcleo de atenção integral à saúde da família, com pelo menos um psicólogo ou psiquiatra, e um terapeuta ocupacional ou assistente social. Cada núcleo deve dar suporte técnico para nove a 11 equipes de Saúde da Família.
Quantos habitantes precisa para ter um CAPS?
CAPS I: Atendimento a todas as faixas etárias, para transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 15 mil habitantes.
Quais os critérios para abertura de um CAPS em uma cidade?
Devem seguir os seguintes critérios: Os núcleos devem ser constituídos em municípios acima de 40.000 habitantes, na proporção de 1 núcleo para cada 9 a 11 equipes de saúde da família e, para a Amazônia, nos municípios acima de 30.000 habitantes, na proporção de 1 núcleo para cada 7 a 9 equipes de saúde da família.
Que tipos de CAPS O município tem que implantar?
Os CAPS podem ser de tipo I, II, III, álcool e drogas (CAPSad) e infanto-juvenil (CAPSi). Os parâmetros populacionais para a implantação desses serviços são definidos da seguinte forma: Municípios até 20.000 habitantes -rede básica com ações de saúde mental.
Como funciona o raps?
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estabelece os pontos de atenção para o atendimento de pes- soas com problemas mentais, incluindo os efeitos nocivos do uso de crack, álcool e outras drogas. A Rede integra o Sistema Único de Saúde (SUS).
Para que se implante um CAPS para tratamento de usuários de álcool e outras drogas em um município é necessário que este possua uma população acima de quantos habitantes?
Art. 10. O CAPS AD III Novo será implantado na proporção de um para cada grupo populacional de 2 mil habitantes. II - os demais Municípios que não possuam retaguarda para acolhimento 24 (vinte e quatro) horas transformarão pelo menos 1 (um) CAPS Tipo II em CAPS AD III.
Quais ambientes um CAPS minimamente deve possuir?
Os CAPS devem contar, no mínimo, com os seguintes ambientes: Recepção compreendida como Espaço de acolhimento: local onde acontece o primeiro contato do usuário e/ou seus familiares/acompanhantes e a unidade.
Como faço para participar do CAPS?
Ele é gratuito e simples de conseguir: basta ir até uma unidade de saúde com o seu RG ou outro documento de identificação com foto. Após preencher um cadastro, sua carteirinha estará impressa e você já poderá ser atendido.
Quais são os CAPS?
- Os CAPS, Centro de Atenção Psicossocial, são instituições destinadas a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar, apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecer-lhes atendimento médico e psicológico.
Qual é o Manual do CAPS?
- ManualCapsFinal 7 5/31/04, 6:33 PM ManualCapsFinal 8 5/31/04, 6:33 PM Esta publicação tem a intenção de ajudar os gestores, trabalhadores de saúde e usuários do SUS a saberem um pouco mais sobre os CAPS.
Como os CAPS são regulamentados?
- Os CAPS – assim como os NAPS (Núcleos de Atenção Psicossocial), os CERSAMs (Centros de Referência em Saúde Mental) e outros tipos de serviços substitutivos que têm surgido no país, são atualmente regulamentados pela Portaria nº 336/GM, de 19 de fevereiro de 2002 e integram a rede do Sistema Único de Saúde, o SUS.
Quem pode ser atendido no CAPS?
- Vários serviços foram criados para auxiliar na humanização do atendimento, fortalecimento de vinculo paciente, familia e profissional de saúde mental, maior qualidade de vida do usuário e maiores taxas de reinserção social. Dentres eles podemos citar: Quem pode ser atendido no CAPS?