O que é mútuo pecuniário?

O que é mútuo pecuniário?
O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis. Coisas fungíveis é a característica de bens que podem ser substituídos por outro da mesma espécie, qualidade ou quantidade (exemplo: dinheiro, mercadorias). Mutuante é a parte que empresta. Mutuário é a parte que recebe o empréstimo.
O que é mútuo no direito?
O mútuo é o empréstimo de coisas fungíveis. O mutuário é obrigado a restituir ao mutuante o que dele recebeu em coisa do mesmo gênero, qualidade e quantidade.
O que é contrato de mútuo em dinheiro?
O contrato de mútuo é um instrumento de contrato muito utilizado no Brasil. Ele consiste em uma relação de empréstimo de bens ou dinheiro entre duas ou mais pessoas, sejam elas físicas ou jurídicas, que não conta com o intermédio de um banco ou instituição financeira.
Quem pode celebrar contrato de mútuo?
O contrato de mútuo é um documento que comprova a realização de um empréstimo financeiro que pode ser realizado entre pessoas jurídicas e pessoas físicas ou entre pessoas jurídicas.
Que são os sinônimos de mútuo?
- Os sinônimos de Mútuo são as seguintes palavras: Empréstimo e Mutuação. Quando conhecemos um amor verdadeiro, esperamos um amor mútuo que se corresponda com atitudes e também com carinho. Sendo assim, um amor verdadeiro se define como algo que é recíproco e sem ciúmes.
Como funciona o contrato de mútuo?
- Contrato de mútuo: o que é e como funciona 1 CONTRATO DE MÚTUO. 2 O contrato de mútuo . Ele consiste em uma relação de empréstimo entre dois particulares, que podem ser pessoas físicas... 3 Mutuante.. No outro polo temos a Mutuária, ou seja, aquela que recebe os recursos. Apesar disto não ser obrigatório,... More ...
Qual a alíquota de imposto de renda no contrato de mútuo?
- A alíquota de IOF pode ser uma taxa diária de 0,0041% ou uma alíquota única no valor de 0,38%, a depender das particularidades do contrato. Por fim, vale notar que há incidência de imposto de renda (IR) sobre o lucro realizado no contrato de mútuo: 15% no prazo acima de 720 dias.