O que é nascituro e quais são seus direitos?
Índice
- O que é nascituro e quais são seus direitos?
- Qual seria a consequência para o caso de processo em que o nascituro falece no momento do nascimento?
- Qual a diferença jurídica de uma criança nascer com vida e falecer e outra que não chega a nascer com vida?
- Qual o Código Civil vigente no Brasil?
- Qual a importância do Código Civil?
- Como transcrever o Código Civil?
- Quando foi instituído o Código Civil Brasileiro?

O que é nascituro e quais são seus direitos?
O nascituro tem recebe proteção mesmo no útero, porém terá os demais direitos inerentes a personalidade jurídica após o seu nascimento, o que o faz ser antes disso uma mera expectativa de direito.
Qual seria a consequência para o caso de processo em que o nascituro falece no momento do nascimento?
Falecendo o nascituro ao nascer, este será chamado de natimorto, mas este teve vida, intra uterina, porém é uma vida humana e gerou direitos como nome e sepultamento. Sobre o início da vida, verifica-se que se dá com a concepção, após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide, de acordo com a tese da biologia.
Qual a diferença jurídica de uma criança nascer com vida e falecer e outra que não chega a nascer com vida?
Se a criança nascer morta, o patrimônio passará a seus herdeiros (podendo ser os pais, se ainda os houver), porém, se a criança nascer viva e pouco tempo depois venha a falecer, o patrimônio de seu pai passará à criança e dela aos seus herdeiros, que no caso é a mãe.
Qual o Código Civil vigente no Brasil?
- Até então, o código civil vigente no Brasil era de 1916 (lei nº 3.), popularmente conhecido como “Código de Bevilacqua”, pois foi idealizado por Clóvis Bevilacqua, um dos mais importantes juristas da época.
Qual a importância do Código Civil?
- O código civil está abrigado dentro dos parâmetros do Direito Civil, ramo jurídico que lida com as relações de natureza civil, desde o nascimento até a morte das pessoas. A importância do código civil está no fato de servir como um ponto de equilíbrio para a preservação da justiça e convivência social igualitária e menos conflituosa.
Como transcrever o Código Civil?
- Apenas transcreveu o antigo artigo 4o de 1916, que passou a ser o art. 2o do Código de 2002. Mesmo com a consciência de tornar o Código Civil atual, o projeto permaneceu com alguns pontos conservadores, apresentando certo retrocesso aos direitos inerentes ao ser humano e, conseqüentemente, ao nascituro.
Quando foi instituído o Código Civil Brasileiro?
- O atual Código Civil Brasileiro foi instituído pela Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, entrando em vigor em todo o território nacional a partir de 11 de janeiro de 2003. Até então, o código civil vigente no Brasil era de 1916 (lei nº 3.), popularmente conhecido como “Código de Bevilacqua”, pois foi idealizado por ...