O que é música erudita no Brasil?

O que é música erudita no Brasil?
Existem três definições para a música erudita, ou música clássica. A primeira delas, utilizada por muitos dicionários de música, define a música erudita como sendo música "séria" em oposição à música popular, música folclórica, música ligeira ou de jazz.
Qual a origem da música erudita?
- Uma concepção alternativa é a de que a música erudita é aquela que foi concebida de 17, incluindo especialmente as produções de Haydn, Mozart e Beethoven, destacando-se a Escola Clássica Vienense, já que nesta época Viena era considerada o centro musical da Europa.
Qual o repertório da música erudita?
- O repertório terminológico e auditivo comum. Aquele que trará estabilidade para a ação contemplativa quanto aos principais estilos, e, por conseguinte, períodos da história da música. Hoje iniciamos com a Música Brasileira Erudita! Vale revalidar que a música erudita é o que consideramos de tradição escrita.
Como surge a ideia de música erudita?
- Em um concerto de música. A ideia de música erudita surge como antítese a música do culto, e mesmo que depois (re)significa sua contribuição, está como protagonista. Se antes a música alimentava o culto, ou uma dramaturgia, como participe, com o conceito renovado, a música passa a propositora. Isso é música erudita.
Por que a música clássica produzida na Europa?
- A música clássica produzida na Europa se distingue das demais pela sua inserção no mecanismo conhecido como notação em partituras, sistema utilizado desde o século XVI. Este método propicia a execução da obra, indicando altura, velocidade, métrica, ritmo e a forma de se tocar uma peça musical.