O que que é narrador observador?

O que que é narrador observador?
O narrador observador, assim como o narrador personagem, é centrado no foco narrativo em 1ª pessoa do discurso. Distingui-se do narrador personagem, pois o narrador observador participa da história não como um personagem protagonista, mas como um coadjuvante que vê o que narra, mas sem ser o centro do enredo.
Quais os três tipos de narradores?
- Narrador personagem. O narrador personagem está presente na história como personagem e narra os acontecimentos em primeira pessoa. ...
- Narrador testemunha. ...
- Narrador onisciente intruso. ...
- Narrador onisciente neutro.
Quais são as características de um narrador observador?
Narrador observador É um narrador em terceira pessoa e narra apenas o que vê, o que observa, isto é, não participa da história e nem tem conhecimento total dos fatos e personagens: “O sol estava começando a abaixar e a luz da tarde estava sobre a paisagem quando desceram a colina.
Quem é o narrador?
- Assim, o narrador pode ser um participante dos acontecimentos ou apenas um intérprete dos fatos narrados, ser um narrador em primeira ou terceira pessoa, parcial ou imparcial, centrado nos fatos ou nos personagens, focado em seus pensamentos ou em suas ações.
Quais são os tipos de narradores?
- Os outros dois tipos de narradores são: o narrador personagem, que participa da história; o narrador onisciente, que sabe de tudo, inclusive os pensamentos e desejos de seus personagens. Sendo assim, diferente do narrador onisciente, o narrador observador relata os fatos a partir de sua visão, entretanto, não sabe tudo sobre seus personagens.
Qual o ponto de vista de cada narrador?
- Cada um desses narradores tem um ponto de vista, isto é, um foco narrativo, uma perspectiva particular da história. Uma história pode ser narrada de diferentes perspectivas, isto é, de distintos pontos de vista.
Quais são as maneiras de narrar uma obra?
- Essas diferentes maneiras de narrar-se uma história chamamos de foco narrativo. Desse modo, a escolha do foco narrativo determina os rumos da narrativa. Assim, decidir que tipo de narrador fará o relato dos fatos é uma das primeiras preocupações do criador da obra, ou seja, o autor.