adplus-dvertising

Qual o objetivo do livro Os Lusiadas?

Índice

Qual o objetivo do livro Os Lusiadas?

Qual o objetivo do livro Os Lusiadas?

Na epopeia de Camões o objetivo é cantar a pátria, a história de Portugal. Os versos camonianos celebram os “feitos da famosa gente” portuguesa (canto I), enaltecem “o peito ilustre lusitano” (canto I).

O que o poema Os Lusiadas fala?

Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por “mares nunca dantes navegados”. Uma das características da épica é a narração de episódios históricos ou lendários de heróis que possuem qualidade superior.

Quem é o herói da obra Os Lusíadas?

Em Os Lusíadas, Vasco da Gama comanda a frota naval na conquista dos mares, mas é o povo português – cuja nação é escolhida por Deus – o verdadeiro herói da epopéia.

O que o gigante Adamastor representa na obra Os Lusiadas?

Tanto Vasco da Gama como o Adamastor aparecem como narradores e como personagens. ... No plano histórico, simboliza a superação pelos portugueses do medo do “Mar Tenebroso”, das superstições medievais que povoavam o Atlântico e o Índico de monstros e abismos.

Quem é o eu lírico do poema Os Lusiadas?

Resposta. Resposta: Não há um eulírico de quem escreve a obra Os lusíadas se manifestando nela (daí Camões conseguir se disfarçar com o personagem). Quando o Gigante Adamastor se transforma em narrador (enquanto o Velho do Restelo é apenas personagem) ele dá um caráter lírico, pessoal ao que narra.

Qual o tema e ação central de Os Lusiadas?

A ação central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão evocando outros episódios da história de Portugal, glorificado o povo português.

Qual o nome do autor da obra Os Lusiadas?

Capa da primeira edição d'Os Lusíadas, de 1572. Os Lusíadas é uma obra de poesia épica do escritor português Luís Vaz de Camões, a primeira epopeia portuguesa publicada em versão impressa.

Como é a estrutura da obra Os Lusíadas?

Estrutura da Obra Os Lusíadas é um poema épico do gênero narrativo, o qual está dividido em dez cantos. É composta de 8816 versos decassílabos (em maioria os decassílabos heroicos: sílabas tônicas 6ª e 10ª) e 1102 estrofes de oito versos (oitavas). ... Epílogo: conclusão da obra (Canto X).

Postagens relacionadas: