Como funciona a perfuração de um poço artesiano?
Índice
- Como funciona a perfuração de um poço artesiano?
- Como é feito um poço artesiano?
- Como funciona o poço?
- Como é a perfuração de um poço?
- Qual é a profundidade de um poço artesiano?
- Quanto custa a perfuração de um poço artesiano?
- O que é necessário para fazer um poço artesiano?
- Como saber se o poço vai dar água?
- Quantos metros de profundidade tem que ter um poço artesiano?
- Por que os poços artesianos são perfurados?
- Como perfurar um poço artesiano?
- Como os poços são perfurados?
- Como é feito o poço artesiano?

Como funciona a perfuração de um poço artesiano?
No poço artesiano a água jorra naturalmente devido a pressão exercida, que faz com que a água seja levada até a superfície. Quando a pressão não é suficiente será preciso o auxilio de uma bomba, neste caso o poço será chamado semi artesiano. O poço artesiano retira a água dos arquíferos.
Como é feito um poço artesiano?
O poço artesiano é perfurado com o objetivo de captar a água que se encontra nos lençóis freáticos e nos aquíferos. Essa água armazenada no subsolo, está infiltrada em rochas e sedimentos, em grande profundidade ou se encontra no lençol freático, próximo à superfície.
Como funciona o poço?
A água de um poço raso, de até 20 metros, é captada de uma camada superficial do solo, geralmente água de chuva. Poços rasos são sujeitos a condições climáticas e a presença de água ou umidade nessa camada. Por exemplo, em épocas de seca, a água do poço pode diminuir drasticamente e até secar.
Como é a perfuração de um poço?
A perfuração de um poço artesiano ou semi-artesiano é uma obra de engenharia civil e de geologia, construída abaixo do nível do solo, utilizando processos, tecnologia e equipamentos similares aos usados na perfuração de poços de petróleo.
Qual é a profundidade de um poço artesiano?
2.000 metros De maneira geral, poços artesianos podem ter uma profundidade de 100 a 2.000 metros, embora raramente ultrapassem 600 metros. A profundidade ideal para o seu poço dependerá das características hidrogeológicas de sua região, da finalidade de uso da água e de seu consumo diário.
Quanto custa a perfuração de um poço artesiano?
O poço artesiano precisa de maquinário específico para a perfuração. Qual o preço para perfurar poço artesiano? O valor dos projetos varia bastante. Em média, o valor cobrado no mercado é de R$ 500,00 por metro perfurado, aproximadamente.
O que é necessário para fazer um poço artesiano?
Para perfurar um poço artesiano é preciso pedir uma licença de perfuração para os órgãos competentes, assim como para quem já tem um poço artesiano é preciso outorgar o mesmo, ou seja, regularizar o poço perante os órgãos que exigem a regularização.
Como saber se o poço vai dar água?
O método geofísico é comprovado cientificamente. É uma leitura do subsolo capaz de indicar as entradas de água e sua profundidade. A principal tecnologia geofísica utilizada para a locação de poços é a eletrorresistividade. Nela, correntes elétricas percorrem o substrato rochoso e geram leituras de resistividade.
Quantos metros de profundidade tem que ter um poço artesiano?
Os poços comuns, como cisternas ou cacimbas, raramente ultrapassam 20 metros, e os semi-artesianos não avançam os 30 metros. Já a profundidade de um poço artesiano convencional vai de 100 a 1.500 metros. A vazão de água é até mil vezes maior e sem necessidade de bomba d'água.
Por que os poços artesianos são perfurados?
- Poços artesianos são perfurados por empresas especializadas, com profissionais habilitados e maquinário adequado capaz de atingir grandes profundidades.
Como perfurar um poço artesiano?
- Antes de perfurar um poço, é preciso realizar um estudo de viabilidade para determinar se o terreno é adequado e propício, além de solicitar uma licença ambiental. A construção de poços artesianos é considerada uma intervenção ambiental, logo, é preciso ter uma autorização de perfuração antes do início da obra.
Como os poços são perfurados?
- Os poços artesianos são perfurados com o objetivo de captar a água que se encontra nos subsolos. De acordo com o geólogo, essa água possui melhor qualidade física, química e biológica, além de ser protegida da contaminação humana – não sendo necessário tratamento para o consumo.
Como é feito o poço artesiano?
- Rotativo: esse método é mais comum em rochas sedimentares. Utiliza um mecanismo rotativo que corta e tritura as rochas, levando-as para a superfície através de um fluido especial. Agora você já sabe como é feito um poço artesiano. Mas ainda não acabou - a perfuração é só uma das etapas, e não garante a presença de água.