O que é um método dedutivo de pesquisa?

O que é um método dedutivo de pesquisa?
Método dedutivo: método racionalista, que pressupõe a razão com a única forma de chegar ao conhecimento verdadeiro; utiliza uma cadeia de raciocínio descendente, da análise geral para a particular, até a conclusão; utiliza o silogismo: de duas premissas retira-se uma terceira logicamente decorrente.
Como foi desenvolvido o método dedutivo?
- Depois, o método dedutivo foi sendo desenvolvido por Descartes, Spinoza e Leibniz. Ele é um método de raciocínio muito utilizado nas pesquisas científicas e em diversas áreas, como Filosofia, Educação e Direito, por estar relacionado com as distintas formas de raciocinar. Veja também o significado de Premissa e Silogismo.
Qual a lógica do método dedutivo?
- Lógica e abstração são elementos que caracterizam o método dedutivo. De fato, a lógica é a maneira pela qual são geradas estruturas argumentativas que permitem conceber cenários específicos com base em princípios gerais. O método dedutivo é realizado através de uma série de processos definidos e bem estruturados.
Qual a diferença entre o método indutivo e o dedutivo?
- A diferença, no entanto, é que no método indutivo, essa conclusão pode ser ou não verdadeira. Isso porque, ele extrapola os limites das premissas. Por sua vez, no método dedutivo, a conclusão é extraída das próprias premissas. Por isso, o método indutivo é chamado de "ampliativo", enquanto, o dedutivo de "não ampliativo".
Qual o método dedutivo utilizado na Antiguidade?
- O método dedutivo já era utilizado na antiguidade. O filósofo grego Aristóteles contribuiu para sua definição por meio do que ficou conhecido como lógica aristotélica, que por sua vez, está pautada na doutrina do silogismo.