O que a medicina diz sobre quiropraxia?
Índice
- O que a medicina diz sobre quiropraxia?
- O que é a profissão quiropraxia?
- Quem faz quiropraxia é médico?
- Quando devo procurar um quiropraxista?
- O que a quiropraxia pode causar?
- Quando não pode fazer quiropraxia?
- Qual é a profissão do quiropraxista?
- Quais as principais dúvidas sobre Quiropraxia?
- Quanto custa uma sessão de Quiropraxia?
- Quais são os grupos quiropráticos?

O que a medicina diz sobre quiropraxia?
Para o coordenador da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional e Federal de Medicina, Octávio Marambaia, a quiropraxia não tem reconhecimento como prática médica e só deve ser executada por profissionais graduados, como os fisioterapeutas, à partir do diagnóstico médico.
O que é a profissão quiropraxia?
Antes de tudo, a quiropraxia é uma terapia manual, com objetivo de tratar e prevenir doenças do sistema nervoso, esquelético e muscular. Sendo assim, o profissional, conhecido como quiropraxista ajuda corrigir a postura, alongar a musculatura e aliviar dores em pessoas de todas as idades.
Quem faz quiropraxia é médico?
Para o coordenador da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional e Federal de Medicina, Octávio Marambaia, a quiropraxia não tem reconhecimento como prática médica e só deve ser executada por profissionais graduados, como os fisioterapeutas, à partir do diagnóstico médico.
Quando devo procurar um quiropraxista?
A quiropraxia pode ser aplicada de maneira alternativa e complementar na resolução dos seguintes casos:
- Dores nos ombros;
- Dores no pescoço;
- Dores de cabeça;
- Dores nas costas;
- Hérnia de disco e dor ciática;
- Tensão muscular;
- Problemas em articulações do ombro, cotovelo, joelho, tornozelo e outras;
- Correção de postura;
O que a quiropraxia pode causar?
A quiropraxia consiste em uso de pressão sobre vértebras do paciente e, segundo o estudo, pode resultar em danos às artérias que correm junto à espinha. Alguns desses danos podem ser seguidos de sangramentos internos ou formação de pseudo-aneurismas, que podem resultar em trombose, embolia ou espasmo arterial.
Quando não pode fazer quiropraxia?
5. Quem não pode fazer quiropraxia? Cabe ao profissional avaliar cada pessoa. No entanto, pacientes com câncer, osteoporose, artéria calcificada ou com histórico de cirurgia na coluna normalmente não podem ser manipulados por quiropraxistas.
Qual é a profissão do quiropraxista?
- O quiropraxista é um profissional da área da saúde com formação de nível superior divididos em 9 semestres com mais de 4000 horas de curso, além de 1000 horas de estágio. No Brasil, há aproximadamente 700 profissionais formados, porém a profissão ainda não é regulamentada.
Quais as principais dúvidas sobre Quiropraxia?
- Veja aqui as principais dúvidas sobre quiropraxia: Massagem busca relaxamento. A fisioterapia trata dores musculares e espasmos. Já a quiropraxia, como dissemos no começo deste texto, previne, diagnostica e trata problemas na coluna, como dores lombares/cervicais/ciáticas e também tendinites.
Quanto custa uma sessão de Quiropraxia?
- No Brasil, o preço de uma sessão de quiropraxia varia de reais, dependendo do profissional e da região. Embora a maioria das pessoas não sinta nada durante as sessões de quiropraxia, algumas podem sentir um leve desconforto ou sentir alguns efeitos colaterais após as sessões.
Quais são os grupos quiropráticos?
- Os quiropráticos dividem-se em dois grandes grupos: os que dão ênfase ao vitalismo, à "inteligência inata" e que consideram as subluxações vertebrais a causa de todas as doenças, atualmente em minoria; e os que estão abertos a práticas de medicina convencional, como exercício físico, massagem ou terapia de gelo.