adplus-dvertising

Qual é a métrica do cordel?

Índice

Qual é a métrica do cordel?

Qual é a métrica do cordel?

O cordel é marcado pela sequência rítmica e dialetos tradicionais da cultura sertaneja. Os versos não se apoiam na regra métrica da quantidade de sílabas. A estrutura se aproxima da métrica de “Oitavas”, com estrofes de oito versos com sete sílabas para cada um. Porém a quantidade de sílabas vária quase sempre.

Como é a rima no cordel?

> Rimas consoantes As que se conformam inteiramente no som desde a vogal tônica até a última letra ou fonema. Ex.: fecundo e mundo; amigo e contigo; doce e fosse; pálido e válido; moita e afoita. (Essa é a forma adotada nas cantorias e na literatura de cordel por ser uma rima perfeita).

Como identificar versos em cordel?

Dicas de Cordel

  1. Estrofes são versos agrupados, os quais são arrumados de maneira organizada, em linhas.
  2. Cada linha (verso) deve ter o mesmo número de sílabas poéticas.
  3. A modalidade de estrofe é definida pela quantidade de versos (linhas) que se escolhe para desenvolvimento de um tema.

Quantos versos e estrofes tem um cordel?

A poesia de cordel tem algumas especificidades: é feita em sextilhas (estrofes de seis versos) e as rimas acontecem nos segundo, quarto e sexto versos. Cada verso deve ter sete sílabas, às vezes permitindo oito quando a última é átona. Os folhetos têm oito, 16 ou 32 páginas, em média.

Qual a origem do termo cordel?

  • O termo “Cordel” é de herança portuguesa. Essa manifestação artística foi introduzida por eles no Brasil em fins do século XVIII. Na Europa, ela começou a aparecer no século XII em outros países (França, Espanha e Itália) e se popularizando no período do Renascimento.

Quais são os versos de cordel?

  • Na literatura de cordel geralmente usa-se os versos de sete slabas (redondilhas maiores) e os versos de dez slabas (decasslabos). Outro ex.: Vou narrar uma histria De_um pavo misterioso Que levantou vo da Grcia Com um rapaz corajoso Raptando_uma condessa Filha de_um conde_orgulhoso.

Quais são os modelos possíveis de cordel?

  • Seguem abaixo alguns dos modelos possíveis: Geralmente, o cordel é escrito em forma de sextilha, estrofes de seis versos, com versos de sete sílabas poéticas. Obrigatoriamente, o segundo, o quarto e o sexto versos devem rimar entre si.

Quais são as principais características da literatura de cordel?

  • Ela se afasta dos cânones na medida em que incorpora uma linguagem e temas populares. Além disso, essa manifestação recorre a outros meios de divulgação, e nalguns casos, os próprios autores são os divulgadores de seus poemas. Em relação à linguagem e o conteúdo, a literatura de cordel tem como principais características:

Postagens relacionadas: