Como se dá a ocupação administrativa?
Índice
- Como se dá a ocupação administrativa?
- O que é a ocupação temporária?
- Qual a diferença entre Limitação Administrativa e servidão administrativa?
- Pode haver ocupação temporária em imóvel ocupado?
- Qual a diferença entre ocupação temporária e Requisição Administrativa?
- Qual é a função administrativa?
- Qual é a restrição administrativa?
- Qual a tendência da área administrativa em Portugal?

Como se dá a ocupação administrativa?
A requisição administrativa pode ser instituída sob distintas modalidades, num primeiro momento sobre bens móveis ou imóveis, noutro, sobre serviços, detalhe que a principio já nos possibilita traçar uma distinção quanto à ocupação temporária, que somente se institui sobre imóveis.
O que é a ocupação temporária?
Por conseguinte, pode-se conceituar ocupação temporária como forma de intervenção pela qual o Poder Público usa transitoriamente imóveis privados, como meio de apoio à execução de obras e serviços públicos.
Qual a diferença entre Limitação Administrativa e servidão administrativa?
Na servidão administrativa, verifica-se a imposição de ônus a determinados imóveis, que deverão suportá-los em favor de legítimo interesse público. ... Portanto, a servidão pública é um ônus real de suportar que se faça, enquanto a limitação administrativa implica a obrigação de não fazer.
Pode haver ocupação temporária em imóvel ocupado?
A ocupação temporária recai sobre bens imóveis, improdutivos, terrenos não edificados, em geral. Deste modo, a ocupação temporária ocorre sempre que o poder público, ou quem lhe faça às vezes, tem necessidade de determinado local livre.
Qual a diferença entre ocupação temporária e Requisição Administrativa?
- É o que ocorre, por exemplo, entre a ocupação temporária e a requisição administrativa, que quando feita sobre imóveis é quase que idêntica à primeira.
Qual é a função administrativa?
- Mais tecnicamente pode dizer-se que função administrativa é aquela exercida pelo Estado ou por seus delegados, subjacentemente à ordem constitucional e legal, sob regime de direito público, com vistas a alcançar os fins colimados pela ordem jurídica. [11]
Qual é a restrição administrativa?
- A restrição administrativa é o gênero. A limitação administrativa e a servidão administrativa são espécies da restrição administrativa. A limitação administrativa é imposição de caráter geral, ou para uma região, ou para ser observada por toda a comunidade. É gravame que todos têm que suportar.
Qual a tendência da área administrativa em Portugal?
- Existe um fluxo crescente na procura por profissionais da área administrativa nos últimos anos em Portugal. Depois da crise económica e financeira, as empresas inverteram a tendência de queda e o crescimento do número de empresas em Portugal não tem parado de aumentar.