Como é feito o exame de prevenção?
Índice
- Como é feito o exame de prevenção?
- Como é que faz a prevenção?
- O que é feito na prevenção Ginecologica?
- Qual a idade ideal para fazer o exame preventivo?
- Para que serve a prevenção?
- Quais são os procedimentos de Ginecologia?
- Como é feito o exame ginecológico?
- Como ida a um ginecologista?
- Quando é recomendado a primeira visita ao ginecologista?

Como é feito o exame de prevenção?
O exame preventivo envolve a coleta de amostras de células da região do óstio cervical e ao redor do colo uterino e sua análise laboratorial. Como já dito, é um exame rápido, simples e praticamente indolor, realizado pelo médico durante o exame ginecológico.
Como é que faz a prevenção?
O Papanicolau, também chamado exame preventivo, citologia ou colpocitologia oncótica, é realizado com a mulher em posição ginecológica, fora do período menstrual e em pelo menos 48 horas sem relações sexuais, duchas vaginais ou sem ter realizado qualquer outro exame íntimo, como o toque.
O que é feito na prevenção Ginecologica?
Segundo ele, a prevenção nada mais é do que fazer um acompanhamento precoce, ter uma alimentação saudável, uma rotina de atividade física regular e ir ao médico anualmente. “São medidas adotadas para evitar o surgimento de doenças ginecológicas benignas e malignas”, explica o médico.
Qual a idade ideal para fazer o exame preventivo?
O método de rastreamento do câncer do colo do útero no Brasil é o exame citopatológico (exame de Papanicolaou), que deve ser oferecido às mulheres ou qualquer pessoa com colo do útero, na faixa etária de 25 a 64 anos e que já tiveram atividade sexual (BRASIL, 2016).
Para que serve a prevenção?
Investigar sinais de infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia, clamídia e sífilis, por exemplo; Verificar sinais de alterações no colo do útero relacionadas com a infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV; Avaliar alterações sugestivas de câncer do colo de útero.
Quais são os procedimentos de Ginecologia?
- O ginecologista, após conversar com a paciente a respeito do motivo da consulta, pergunta sobre antecedentes familiares, sintomas possíveis e informações sobre sua atividade sexual. Na sequência, ele procederá à realização de exames de rotina e, em caso de necessidade, vai prescrever procedimentos mais complexos.
Como é feito o exame ginecológico?
- Durante o procedimento, a mulher deve ficar deitada em posição ginecológica, com as pernas entreabertas e apoiadas em um suporte. Tudo é feito dentro do consultório, com os instrumentos adequados e com um profissional. O exame é rápido e não causa dor.
Como ida a um ginecologista?
- A ida a um médico ginecologista é indispensável para as mulheres devido ao grande número de doenças dos órgãos reprodutores que podem atingir a mulher. A seguir, conheça o passo a passo de uma visita ginecológica e suas diversas fases de controle.
Quando é recomendado a primeira visita ao ginecologista?
- A primeira visita ao ginecologista é recomendada a partir do momento em que tem início a vida sexual de uma mulher. Ela deve repetir essa visita a cada ano, para realização de exames como mamografia, que deve ser feita a partir dos 40 anos, e Papanicolau, que detecta uma infecção por HPV.