Como funciona a média móvel?
Índice
- Como funciona a média móvel?
- Como se calcula a média móvel ponderada?
- O que é média móvel simples?
- Qual a melhor média móvel?
- O que é média móvel de 200 períodos?
- Como usar a média móvel exponencial?
- O que é média móvel Day-trade?
- Qual o comprimento da média móvel?
- Como calcular a média móvel de um ativo?
- Por que a média móvel é útil?
- Qual o parâmetro que deve ser definido para cálculo da média móvel exponencial?

Como funciona a média móvel?
Basicamente, basta fazer a média simples no período de interesse. Depois, o resultado é dividido com igualdade de peso. Há, também, a média móvel exponencial. Ela parte da média móvel simples anterior, mas faz uma divisão ponderada.
Como se calcula a média móvel ponderada?
O cálculo da média móvel ponderada é feito multiplicando cada um dos fechamentos por um peso que diminui progressivamente, aplicando o maior peso ao fechamento mais próximo. A soma de todos os encerramentos do período ajustado pela sua ponderação é feita e dividida pela soma total dos pesos.
O que é média móvel simples?
A média móvel simples é formada através do cálculo do preço médio de um título ao longo de um determinado número de períodos. A maioria das médias móveis é baseada em preços de fechamento. A média móvel simples de 5 dias é a soma de cinco dias dos preços de fechamento de uma ação dividido por cinco.
Qual a melhor média móvel?
Médias móveis curtas (5-20 períodos) são os mais adequados para negociação em tendências de curto prazo. Analistas interessados em tendências de médio prazo optariam por médias mais compridas que podem se estender por 20 a 60 períodos. Investidores de longo prazo vão preferir médias móveis com 100 períodos ou mais.
O que é média móvel de 200 períodos?
A média móvel aritmética de 200 períodos – ou simplesmente “MMA200” – é utilizada como referência por bancos e tesourarias por ser uma estimativa mais conservadora da tendência que a ação se encontra.
Como usar a média móvel exponencial?
Já a média móvel exponencial usa outra fórmula. O seu objetivo é fornecer um peso maior ao preço mais novo no cálculo da média. A fórmula é a seguinte: Média Móvel Exponencial (V1 – Média Móvel Exponencial Anterior) * (2 / (n + 1)) + Média Móvel Exponencial Anterior.
O que é média móvel Day-trade?
O QUE SÃO MÉDIAS MÓVEIS PARA DAY TRADE? O indicador Médias Móveis é formado por linhas que representam a média dos valores de fechamento de um determinado número de candles. A cada novo candle o valor da média é atualizado utilizando os X últimos candles, então sua linha é desenhada juntando todos os pontos obtidos.
Qual o comprimento da média móvel?
- O comprimento da média móvel depende dos objetivos analíticos. Médias móveis curtas (5-20 períodos) são os mais adequados para negociação em tendências de curto prazo. Analistas interessados em tendências de médio prazo optariam por médias mais compridas que podem se estender por 20 a 60 períodos.
Como calcular a média móvel de um ativo?
- Para realizar o cálculo da média das cotações de um ativo é necessário definir alguns pontos importantes. Por exemplo, normalmente usam o tipo de média simples ou exponencial. A média móvel simples é calculada como mostra a fórmula a seguir: Já a média móvel exponencial é calculada da seguinte maneira:
Por que a média móvel é útil?
- No geral, ela é uma ferramenta bem simples, mas bastante difundida e utilizada por diferentes analistas de mercado. A média móvel se tornou uma ferramenta extremamente útil e versátil, por alguns motivos importantes: Ela suaviza os movimentos do preço, ou seja, retira os ruídos, representados pelas oscilações mais fortes.
Qual o parâmetro que deve ser definido para cálculo da média móvel exponencial?
- O único parâmetro que deve ser definido para o cálculo da Média Móvel Exponencial é a quantidade de períodos anteriores que serão considerados. Este número irá influenciar o comportamento do indicador: quanto mais períodos, menos sensível ele será aos novos movimentos.