Onde é usada a musicoterapia?

Onde é usada a musicoterapia?
Pode ser utilizado em qualquer área que haja demanda, seja promovendo saúde, reabilitando ou atuando como medida de prevenção ou simplesmente para melhorar a qualidade de vida.
Como age a musicoterapia?
A musicoterapia ativa diversas regiões do cérebro. Uma delas, o hipotálamo, regula a temperatura, a vontade de comer e o estado de ânimo. Outra, o tálamo, é responsável por interpretar as informações dos sentidos. Ativa também o hipocampo, que guarda a memória, e regiões associadas às funções cognitivas.
Como é feita a musicoterapia?
- A musicoterapia é feita com a execução de uma música ou trecho musical, por meio do qual o paciente vai acompanhando e participando ativamente.
Como funciona a musicoterapia em pessoas idosas?
- Também pode ser utilizada no tratamento de doenças como a depressão pós-parto e no restabelecimento de traumas. Em pessoas idosas, a musicoterapia é empregada como medida preventiva para manter as funções cognitivas e motoras, como a fala, a memória e o bom funcionamento do corpo, além de trabalhar o lado emocional e social.
Como funciona a musicoterapia na vida social?
- Na vida social, a musicoterapia estimula a capacidade interativa e de comunicação, promovendo a socialização e melhora dos aspectos emocionais, físicos, biológicos e culturais. Ela une as pessoas e trata o humor, depressão, ansiedade, estresse e motiva cada vez mais os pacientes a encararem a vida com mais energia, motivação e determinação.
Qual é a profissão do Musicoterapeuta?
- Por isso, nesse processo é essencial botar na balança os gostos pessoais de cada um. É justamente aí que entra a figura do musicoterapeuta, profissional que faz uma graduação ou uma pós-graduação com o objetivo de aplicar a música como um tratamento complementar às mais diversas condições.