Como trabalhar o diário em uma sala de aula?
Índice
- Como trabalhar o diário em uma sala de aula?
- Que termos ela usa para se dirigir ao diário?
- Como trabalhar o gênero diário?
- Qual o objetivo do gênero textual diário?
- Como se referir a um diário?
- Quem pode ler os diários pessoais reais?
- Qual o gênero textual de um diário?
- Como escrever um diário pessoal?
- Quais são as atividades digitais multimídia?
- Qual a melhor oportunidade para escrever no Diário?
- Qual o papel do diário na alfabetização?

Como trabalhar o diário em uma sala de aula?
1 Contato com o gênero Converse com os alunos sobre as funções sociais que o diário pode ter (registro de memórias e apresentação de uma viagem, por exemplo) e proponha que a turma leia diários publicados em livros para conhecer esse tipo de texto.
Que termos ela usa para se dirigir ao diário?
Data. Saudação (Vocativo/ Forma como se dirige ao objeto/ escreve para si mesmo) Corpo do texto: linguagem informal (escrita de si: relatos, confissões, expressões de vivências…), na primeira pessoa do singular, com pronomes pessoais [eu] e possessivos [meu, minha] Caligrafia como marca pessoal e emoção.
Como trabalhar o gênero diário?
Embora não apresentem uma estrutura fixa, os textos dos diários podem ser estruturados da seguinte maneira:
- Data e Local: são indicadas no início do texto o local e a data em que foi escrito, como numa carta.
- Vocativo: Geralmente é incluído no começo do texto como: “querido diário”, “querido amigo diário”.
Qual o objetivo do gênero textual diário?
O diário é um gênero textual escrito em linguagem informal, sempre registra a data e, geralmente, tem o próprio escritor como destinatário. Normalmente é utilizado para apontar os acontecimentos importantes do dia a dia, com o objetivo de guardar as lembranças e desabafar.
Como se referir a um diário?
Contudo, normalmente, o que se verifica é o uso do vocativo (como, por exemplo: querido diário), demarcado logo após a data. Como já exposto, o diário muitas vezes não se dirige a alguém, em específico, no entanto, pode ser que a intenção se manifeste por um interlocutor determinado, sendo esse real ou fictício.
Quem pode ler os diários pessoais reais?
O gênero textual diário é um texto pessoal e informal, em que uma pessoa escreve sobre suas ideias, sentimentos, ações, desejos, emoções e acontecimentos do seu dia a dia. É um gênero textual de relatos pessoais, que somente o próprio autor pode ler, ou pessoas autorizadas por ele.
Qual o gênero textual de um diário?
Gênero textual usado para relatos cotidianos Diário deriva do latim diarium, cuja palavra faz referência a “dia”. É um tipo de autobiografia narrada em primeira pessoa. Embora seja conhecido popularmente como um caderno de anotações é um dos gêneros textuais assim como a fábula, o romance e a notícia, por exemplo.
Como escrever um diário pessoal?
- Escrever um diário pessoal é uma forma criativa de relatar seus sentimentos livremente, sem medo de julgamentos ou críticas. Escrever em um diário permite que você reflita sobre questões complexas de sua vida, explorando-as de forma completa e sincera.
Quais são as atividades digitais multimídia?
- As atividades digitais multimídia, na sua maioria, possuem grande apelo visual, acabam encantando pelo layout com cores vibrantes, som e movimento e fascinando até o professor que se impressiona com a interface colorida, o áudio e os vídeos (Prieto etal. 2005).
Qual a melhor oportunidade para escrever no Diário?
- Viagens são uma das melhores oportunidades para escrever no diário – afinal, longos dias passados em aviões, trens e carros oferecem muitas chances de escrever, enquanto as experiências únicas que você vive enquanto viaja praticamente imploram por um comentário.
Qual o papel do diário na alfabetização?
- A amplitude de possibilidades e a flexibilidade de sua estrutura tornam o diário uma atividade rica para o desenvolvimento da escrita e da leitura na alfabetização. Há uma necessidade muito grande dos alunos de se expressarem livremente, e a escrita de diários cumpre com esse papel.