O que é multimodalidade na logística intermodal?
Índice
- O que é multimodalidade na logística intermodal?
- Como funciona o transporte multimodal?
- Qual a diferença entre transporte multimodal e intermodal?
- O que é e como funciona a matriz de transportes multimodal?
- O que é um contrato de transporte multimodal?
- Quais são as características da multimodalidade?
- Qual o crescimento da multimodalidade no transporte?
- Quais são os benefícios do transporte multimodal?
- Qual a diferença entre transporte multimodal e intermodal?

O que é multimodalidade na logística intermodal?
A multimodalidade e a intermodalidade são operações que se realizam pela utilização de mais de um modal de transporte. Isto quer dizer transportar uma mercadoria do seu ponto de origem até a entrega no destino final por modalidades diferentes.
Como funciona o transporte multimodal?
O transporte multimodal é realizado com o uso de um ou mais modais (multimodal = múltiplos ou diversos modais). Porém, diferentemente do intermodal, existirá apenas um contrato, sob responsabilidade do operador de transporte multimodal (OTM).
Qual a diferença entre transporte multimodal e intermodal?
Desse modo, a principal diferença entre transporte intermodal e multimodal está na quantidade de operadores de transporte envolvidos. No transporte multimodal, existe apenas um operador (OTM), e no transporte intermodal existem dois ou mais operadores logísticos.
O que é e como funciona a matriz de transportes multimodal?
O transporte multimodal é uma modalidade de transporte que se caracteriza pela utilização de dois ou mais modais de transporte para transportar as mercadorias da origem até o destino final, podendo se valer de caminhões, trens, navios, aviões ou outros meios de equipamentos necessários para realizar as entregas, e com ...
O que é um contrato de transporte multimodal?
2º Transporte Multimodal de Cargas é aquele que, regido por um único contrato, utiliza duas ou mais modalidades de transporte, desde a origem até o destino, e é executado sob a responsabilidade única de um Operador de Transporte Multimodal.
Quais são as características da multimodalidade?
- Na multimodalidade, entretanto, as características são mais distintas, como a presença de um agente que assume toda a responsabilidade — o Operador de Transporte Multimodal (OTM) — pela carga durante todo o trajeto, independentemente de quais modais sejam escolhidos para realizar o envio.
Qual o crescimento da multimodalidade no transporte?
- Nos próximos anos, o conceito da multimodalidade no transporte ficará ainda mais latente. O crescimento da multimodalidade na América Latina está em torno de 10% (de acordo com o IPEA), no Brasil e a cada ano que passa, o conceito se expande mais entre os intervenientes do transporte de carga.
Quais são os benefícios do transporte multimodal?
- O transporte multimodal pode representar uma série de benefícios na otimização do envio de mercadorias. Mas é preciso saber o momento de recorrer a ele. Como já mencionado em outro texto, o Brasil possui, entre exportadores e importadores, mais de 50 mil empresas, se considerados os grupos econômicos.
Qual a diferença entre transporte multimodal e intermodal?
- Transporte multimodal e intermodal são dois conceitos que surgiram a partir da necessidade de otimizar as operações logísticas e melhorar a disponibilidade de transporte em determinadas regiões ou para determinados tipos de cargas.