Quais as diferentes abordagens do multiculturalismo?
Índice
- Quais as diferentes abordagens do multiculturalismo?
- Qual o legado do multiculturalismo no Brasil?
- Como surge o multiculturalismo?
- Qual a relação entre multiculturalismo e Interculturalidade?
- Qual a importância da abordagem descritiva do multiculturalismo?
- Quais são as perspectivas fundamentais para o multiculturalismo?

Quais as diferentes abordagens do multiculturalismo?
Encontramos dentro do multiculturalismo diversas abordagens, iremos citar algumas como o a abordagem assimilacionista, a diferencialista e a interculturalidade defendidas pela autora Vera Maria Candau.
Qual o legado do multiculturalismo no Brasil?
Resposta: O Multiculturalismo no Brasil é a mistura de culturas e de etnias que ocorre no território do país. Trata-se da miscigenação de culturas que ocorre no Brasil desde os tempos da colonização portuguesa ao país. Uma das principais características da cultura brasileira é a diversidade cultural.
Como surge o multiculturalismo?
- O multiculturalismo surge, então, como um desafio para as democracias liberais, fortemente apoiadas em ideais de igualdade, mas que agora se deparam com duras críticas dirigidas aos seus governos e instituições públicas.
Qual a relação entre multiculturalismo e Interculturalidade?
- Multiculturalismo (s) e Interculturalidade A polissemia do termo multiculturalismo gera dificuldades para penetrar na sua problemática, sendo inúmeras as concepções e vertentes multiculturais. Forquin (2000) salienta a importância da distinção entre duas abordagens fundamentais: uma descritiva e outra prescritiva.
Qual a importância da abordagem descritiva do multiculturalismo?
- Forquin (2000) salienta a importância da distinção entre duas abordagens fundamentais: uma descritiva e outra prescritiva. A abordagem descritiva sustenta o argumento de que o multiculturalismo seria uma característica das sociedades atuais, considerando estas como multiculturais.
Quais são as perspectivas fundamentais para o multiculturalismo?
- Segundo Candau (2008), as três perspectivas consideradas como fundamentais, estando na base de diversas propostas, são o multiculturalismo assimilacionista, o multiculturalismo diferencialista ou plural, e o multiculturalismo interativo, denominado interculturalidade.