Como ocorre o movimento epirogênese?

Como ocorre o movimento epirogênese?
Epirogênese é um conjunto de processos que resultam no movimento das placas tectônicas, no sentido ascendente ou descendente. ... As principais análises da epirogênese são feitas à beira do mar, porque, além de o nível do mar poder ficar fixo por muito tempo, seus movimentos de subida e descida já são bem conhecidos.
Quais são as consequências da epirogênese?
- Consequências da epirogênese O movimento de inclinação ou sustentação da epirogênese produz estruturas monoclinais que não excedem 15 ° de irregularidade e em apenas uma direção. Também pode gerar protuberâncias maiores, causando estruturas desdobradas, também conhecidas como aclinais.
Qual a diferença entre epirogênese e orogênese?
- Nesse sentido, existem dois tipos de movimentos denominados de epirogênese e orogênese. Epirogênese é uma expressão criada por Gilbert, em 1890, a denominação teve como objetivo principal designar o fenômeno geológico que resulta em movimentos tectônicos no sentido vertical.
Quais são os movimentos orogênicos?
- Os orogênicos são movimentos tectônicos relativamente rápidos e podem ser horizontais ou verticais; seu significado etimológico é a gênese da montanha. Portanto, entende-se que esses movimentos originaram as montanhas e seu relevo. Esses movimentos podem ser horizontais ou dobrados, verticais ou por fratura.
Como são os movimentos orogenéticos das placas tectônicas?
- Os movimentos orogenéticos das placas tectônicas são responsáveis também pelo fenômeno da deriva continental onde os continentes sobre as várias placas tectônicas se movimentaram originando a conformação das massas de terra do globo como hoje se encontram