O que é morte materna indireta?
Índice
- O que é morte materna indireta?
- O que a mortalidade materna no Brasil significa para estados e municípios?
- O que é a razão de mortalidade materna?
- O que é morte materna tardia?
- Qual a definição e tipos de mortalidade materna explique cada um deles *?
- Quais são os índices de mortalidade materna descritos pelo Ministério da Saúde?
- Quais são as principais causas de mortalidade materna no Brasil?
- Quais são os indicadores de mortalidade materna?
- Quando deve-se mensurar a mortalidade materna?
- Qual o coeficiente de mortalidade materna?
- Qual a taxa de mortalidade materna para o Brasil em 2002?

O que é morte materna indireta?
Morte materna obstétrica indireta é aquela resultante de doenças que existiam antes da gestação ou que se desenvolveram durante esse período, não provocadas por causas obstétricas diretas, mas agravadas pelos efei- tos fisiológicos da gravidez.
O que a mortalidade materna no Brasil significa para estados e municípios?
A mortalidade materna ainda é um problema de saúde pública no Brasil. Constitui-se em excelente indicador de saúde da mulher e, de forma indireta, do nível de saúde da população geral, além de fundamentar análises de programas e ações de atenção à saúde.
O que é a razão de mortalidade materna?
“Razão, Taxa ou Coeficiente de mortalidade materna é o indicador utilizado para conhecer o nível de morte materna (...) calculado pela relação do n.º de mortes ´maternas´ ou de ´mulheres durante a gestação ou até 42 dias após o término da gestação´, independentemente da duração ou da localização da gravidez.
O que é morte materna tardia?
Morte Materna Tardia - a morte de uma mulher, resultante de causas obstétricas diretas ou indire- tas, que ocorre num período superior a 42 dias e inferior a um ano após o término da gravidez.
Qual a definição e tipos de mortalidade materna explique cada um deles *?
Morte materna obstétrica direta é a que ocorre por complicações obstétricas durante a gravidez, o parto ou o puerpério. Morte materna indireta é aquela resultante de doenças pré-existentes à gestação ou que se desenvolveram durante este período e que não foram provocadas por causas obstétricas diretas.
Quais são os índices de mortalidade materna descritos pelo Ministério da Saúde?
O Brasil conseguiu reduzir em 8,4% entre 20 a Razão de Mortalidade Materna (RMM), um dos principais indicadores de qualidade de atenção à saúde das mulheres no período reprodutivo. Em 2018, a RMM no país foi de 59,1 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos, enquanto no ano anterior era de 64,5.
Quais são as principais causas de mortalidade materna no Brasil?
As duas principais causas específicas de morte materna no Brasil são a hipertensão e a hemorragia. Outras causas obstétricas diretas importantes são a infecção puerperal e o aborto.
Quais são os indicadores de mortalidade materna?
- Indicadores de Mortalidade Materna são considerados indicadores da saúde da mulher e da população em geral, contribuindo para o conhecimento de desigualdades quando comparados índices de populações de países e regiões geográficas em diferentes graus de desenvolvimento, inclusive numa mesma área urbana que seja heterogênea (Laurenti, 1994).
Quando deve-se mensurar a mortalidade materna?
- Ao mensurar-se mortalidade materna, é necessário distinguir 'mortes por causas maternas' e 'mortes maternas'.
Qual o coeficiente de mortalidade materna?
- Taxa ou coeficiente de mortalidade materna é o indicador utilizado para conhecer o nível de morte materna (Laurenti, 1994). O indicador permite estimar a freqüência de óbitos femininos atribuídos às causas em questão em relação ao número de nascidos vivos.
Qual a taxa de mortalidade materna para o Brasil em 2002?
- A taxa de mortalidade materna em 2002 para o Brasil foi de 68,9 óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos. Meta 10% abaixo da taxa nacional de mortalidade materna, que é de 68,.000 nascidos vivos, ou seja, igual a 62,01 óbitos maternos por 100.000 nascidos vivos, no período de 1 ano.