O que é morfologia no exame de espermograma?
Índice
- O que é morfologia no exame de espermograma?
- O que é morfologia normal?
- O que é bom para melhorar a morfologia do esperma?
- O que significa o resultado de espermatozoides anormais?
- O que pode ser feito para melhorar a qualidade do espermatozoide?
- Como é feita a morfologia dos espermatozóides?
- Qual o nível de perfeição de um espermatozoide?
- Quais são os parâmetros do espermograma?
- Quais são os cromossomos presentes nos espermatozoides?

O que é morfologia no exame de espermograma?
A morfologia estrita de Kruger é um tipo de análise da qualidade dos espermatozoides produzidos pelo testículo do homem que leva em consideração a forma dos gametas. É um critério específico de avaliação da infertilidade masculina causada por alterações nos espermatozoides.
O que é morfologia normal?
Precisamente nessas ocasiões, quando temos um espermograma “normal” e a morfologia estrita também “normal”, é que são úteis os chamados testes funcionais com o espermatozoide. Cada um testa uma função específica do espermatozoide, e tem potencial para esclarecer o diagnóstico da infertilidade do casal.
O que é bom para melhorar a morfologia do esperma?
Assim como a vitamina C, a vitamina E é um importante antioxidante que combate os radicais livres e influencia positivamente na melhora da motilidade e morfologia espermática. A sua presença será importante para proteger os espermatozoides de mutações e auxiliar na produção de hormônios para a fertilidade masculina.
O que significa o resultado de espermatozoides anormais?
A teratozoospermia é a situação em que há uma grande porcentagem de espermatozoides em formato anormal, com defeitos de morfologia. Quando se analisa o exame de espermograma, verificam-se diversos fatores, como o volume do líquido, a quantidade de espermatozoides, a sua capacidade de movimentação, entre outros.
O que pode ser feito para melhorar a qualidade do espermatozoide?
Para produzir um sêmen saudável, o homem deve:
- Manter um peso saudável e praticar exercício físico com regularidade;
- Fazer uma alimentação equilibrada, rica em frutas e vegetais que contêm antioxidantes;
- Evitar pegar infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como clamídia, gonorreia ou sífilis.
Como é feita a morfologia dos espermatozóides?
- A morfologia dos espermatozóides é realizada microscopicamente. Com a ajuda de equipamentos modernos de alta precisão, o médico divide todos os vivos e teoricamente capazes de conceber o espermatozóide em normal e patológico.
Qual o nível de perfeição de um espermatozoide?
- Assumindo que um espermatozoide possui este nível de perfeição e é capaz de atingir e penetrar um oócito, ele só pode ser considerado como “fértil”, ou “viável”, se o DNA transportado intacto e capazestiver de sustentar o desenvolvimento embrionário (adaptado de Holt, 2009). 1,5 , Eneiva Carla Carvalho Celeghini , Alexandre Rossetto Garcia 2
Quais são os parâmetros do espermograma?
- Criptozoospermia: após centrifugação de todo volume ejaculado, são encontrados raros espermatozoides. Normozoospermia: paciente sem nenhuma alteração nos parâmetros acima. A partir da conclusão do exame, o médico poderá prescrever exames complementares ao espermograma.
Quais são os cromossomos presentes nos espermatozoides?
- FISH – analisa alterações no número de cromossomos presentes nos espermatozoides, como as dissomias (quando existem alguns cromossomos a mais) ou as diploidias (duplicação de todos os cromossomos no espermatozoide).