O que significa morbidade neonatal?
Índice
- O que significa morbidade neonatal?
- Qual foi o principal fator que contribui para a redução da taxa de mortalidade dos prematuros?
- O que leva a mortalidade materna?
- Será que a morbidade não é sinônimo de mortalidade neonatal?
- Qual a mortalidade neonatal?
- Qual a etiologia da morte fetal e neonatal?
- Quais são os dados epidemiológicos da morbidade e morte na UTI neonatal?

O que significa morbidade neonatal?
A mortalidade neonatal é determinada pela morbidade neonatal constituída por malformações congênitas e, em nosso meio, por causas perinatais, como baixo peso ao nascer, prematuridade, problemas relacionados ao parto e pós-parto imediato, precariedade nos serviços de saúde de pré-natal e parto.
Qual foi o principal fator que contribui para a redução da taxa de mortalidade dos prematuros?
Entretanto, alguns fatores que contribuíram, nos últimos anos, para redução do sub-registro dos óbitos neonatais devem ser considerados. Entre eles, destacamos a urbanização, o incremento de cobertura de notificação de óbitos e a maior informação sobre assistência ao parto em unidades de saúde4.
O que leva a mortalidade materna?
As duas principais causas específicas de morte materna no Brasil são a hipertensão e a hemorragia. Outras causas obstétricas diretas importantes são a infecção puerperal e o aborto. Entre as causas indiretas, a de maior importância epidemiológica tem sido a doença do aparelho circulatório.
Será que a morbidade não é sinônimo de mortalidade neonatal?
- É necessário ressaltar que a morbidade neonatal não é sinônimo de mortalidade neonatal (BECK et al., 2012).
Qual a mortalidade neonatal?
- A mortalidade neonatal é determinada pela morbidade neonatal constituída por malformações congênitas e, em nosso meio, por causas perinatais, como baixo peso ao nascer, prematuridade, problemas relacionados ao parto e pós-parto imediato, precariedade nos serviços de saúde de pré-natal e parto.
Qual a etiologia da morte fetal e neonatal?
- A identificação da etiologia da morte fetal e neonatal depende da realização de necropsia, exame histopatológico e pesquisa de agentes infecciosos nos tecidos. Palavras-chave: distocia, sepse, Brucella, parvovírus, cão. Abstract Fetal and neonatal mortality due to infectious and non-infectious causes is an important problem in dog breeding.
Quais são os dados epidemiológicos da morbidade e morte na UTI neonatal?
- Foram coletados os dados epidemiológicos da Morbidade e Mortalidade na UTI Neonatal pelo Sistema Data SUS disponíveis no site datasus.saude.gov.br. Da cidade de Patos de Minas com cerca de 149.856 habitantes e na cidade de Araguari com cerca de 116.871 correspondentes aos períodos de janeiro de 2014 a fevereiro de 2017.