O que é a memória de um povo?

O que é a memória de um povo?
A memória cultural é constituída, assim, por heranças simbólicas materializadas em textos, ritos, monumentos, celebrações, objetos, escrituras sagradas e outros suportes mnemônicos que funcionam como gatilhos para acionar significados associados ao que passou.
O que significa um povo?
Povo é a população do Estado considerada sob o aspecto puramente jurídico, sendo constituído por um grupo de pessoas entendidas em sua integração em uma ordem estatal determinada. Pode ser também compreendido como o conjunto de indivíduos sujeitos às mesmas leis. São os súditos, os cidadãos de um mesmo Estado.
Como a memória de um povo se faz fundamental para a construção de sua própria identidade?
- Dessa forma, a memória de um povo se faz fundamental para a construção de sua própria formação, identidade e história.
Quais são as instituições-memórias?
- As instituição-memória, realizam a produção racional e organizada de uma memória perdida, ao invés de se constituírem como depositários de uma memória vivida, a qual só pode existir nos grupos sociais que apresentam intensa vivência coletiva e forte identidade cultural.
Quais são os parâmetros da memória?
- Tomando como parâmetro a concepção de que memória é o principal mecanismo para garantir a construção da história de uma sociedade, é de suma importância que ela seja preservada. É através da memória que o homem constrói a sua identidade e estabelece os parâmetros que irão conduzir os caminhos futuros.
Qual a importância da memória compartilhada?
- Portanto, a memória compartilhada é tanto forma de domar o tempo, vivendo-o plenamente, como empuxo que nos leva a ação, constituindo uma estratégia muito valiosa nestes tempos em que tudo é transformado em mercadoria, tudo possui valor de troca.