adplus-dvertising

Em quais circunstâncias o monopólio privado é permitido?

Índice

Em quais circunstâncias o monopólio privado é permitido?

Em quais circunstâncias o monopólio privado é permitido?

Essa modalidade de monopólio pode resultar de diversas circunstâncias: quando uma empresa detém a única fonte de matéria-prima; quando determinada empresa desenvolveu avanços tecnológicos nos fatores de produção ou possui a patente destes, e ainda, nos casos de inviabilidade física ou jurídica de exploração da ...

Qual o significado do monopólio?

  • Monopólio é a exploração sem concorrente de um negócio ou indústria, em virtude de um privilégio. É a posse ou o direito em caráter exclusivo.Ter o monopólio é possuir ou desfrutar da exploração de maneira abusiva, é vender um produto ou serviço sem concorrente, por altos preços.Do grego monos, que significa "um" e polein que significa "vender".

Qual o motivo para a existência desse monopólio?

  • Um dos motivos para a existência desse monopólio é a questão da segurança nacional. Apesar do envio e recebimento de cartas ser cada vez mais raro entre a população, a prática ainda é muito utilizada para a comunicação de detentos com suas famílias e para o envio de documentos entre diferentes bases militares.

Qual o tipo de monopólio natural?

  • Um dos tipos é o monopólio natural em que nenhuma outra empresa tem interesse em entrar no mercado para oferecer determinado produto. Em economia, o monopólio é considerado o oposto à concorrência perfeita, quando existe a presença de uma quantidade máxima de produtores em um mercado, e em competição.

Qual é o monopólio da União?

  • Monopolizado pela União um bem ou uma atividade do domínio econômico, nada impede que ela confira o privilégio de sua exploração a autarquias, a fundações públicas, a empresas estatais, a concessionários ou a permissionários que satisfação as exigências do interesse público. O monopólio não se confunde com o privilégio.

Postagens relacionadas: