O que é mobilidade de coluna?
Índice
- O que é mobilidade de coluna?
- Qual o tipo de mobilidade da coluna vertebral?
- Como anda a mobilidade da sua coluna?
- Qual parte da coluna tem maior mobilidade?
- Porque os discos vertebrais garantem a mobilidade da coluna?
- Quais os movimentos realizados pela coluna vertebral em cada classificação dela?
- Como trabalhar a mobilidade da coluna?
- Por que a falta de mobilidade na coluna vertebral?
- Como o pilates diminui a mobilidade da coluna vertebral?
- Como melhorar a estabilização da coluna lombar?

O que é mobilidade de coluna?
Preparamos para vocês uma série de exercícios que contribuem para a mobilidade da coluna vertebral. Mobilidade nada mais é que a capacidade da articulação de se movimentar em sua total amplitude. Os exercícios devem ser feitos diariamente. 2 séries de 12 repetições é o suficiente e já trará grandes benefícios.
Qual o tipo de mobilidade da coluna vertebral?
A coluna vertebral realiza movimentos de flexão e extensão no plano sagital, lateralização à direita e lateralização à esquerda no plano coronal e rotação ou circundução no plano longitudinal.
Como anda a mobilidade da sua coluna?
Nossa coluna pode realizar 6 movimentos: flexão, extensão, rotação para a direita, rotação para a esquerda, inclinação lateral direita e inclinação lateral esquerda.
Qual parte da coluna tem maior mobilidade?
Coluna cervical (C1 a C7) – pescoço Esse é o segmento de maior mobilidade da coluna vertebral. Quando essas curvaturas não existem ou estão alteradas, isso é sinal de problema postural e geralmente é causa de dores e degeneração dos discos e de vértebras.
Porque os discos vertebrais garantem a mobilidade da coluna?
Os discos intervertebrais consistem em uma bainha sólida de múltiplas camadas de fibra cartilaginosa e um núcleo semelhante a gel (núcleo gelatinoso). Eles garantem que a coluna seja flexível, fazendo você se curvar ou virar a parte superior do corpo.
Quais os movimentos realizados pela coluna vertebral em cada classificação dela?
Coluna vertebral (espinha)
Regiões | Cervical, torácica, lombar, coccígea |
---|---|
Curvaturas | Lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar, cifose sacral |
Movimentos | Flexão, extensão, flexão lateral, extensão lateral, rotação |
Vascularização | Artérias segmentares e plexos venosos vertebrais (interno, externo) |
Como trabalhar a mobilidade da coluna?
- Este exercício é muito conhecido e extremamente eficaz pois trabalha a mobilidade da coluna como um todo e inclui a cintura pélvica. Em 4 apoios, mobilize toda a coluna para cima lentamente e depois para baixo, projetando o bumbum pra cima. Manter os cotovelos estendidos durante todo o movimento. 3.
Por que a falta de mobilidade na coluna vertebral?
- Segundo Kendall e Provance (1995), a falta de mobilidade na coluna vertebral está diretamente relacionada com alinhamento defeituoso persistente como um fator causador de compressão indevida. Quando a mobilidade da coluna vertebral é perdida ocorre rigidez e um certo alinhamento permanece constante.
Como o pilates diminui a mobilidade da coluna vertebral?
- Pilates e Mobilidade da Coluna Vertebral. O Pilates pode diminuir problemas como músculos encurtados, perda de mobilidade da coluna vertebral articular e fraqueza, que contribuem para a dor, assim como também prevenir as complicações musculoesqueléticas secundárias da dor, como a fraqueza.
Como melhorar a estabilização da coluna lombar?
- Assim, é uma boa opção para alongar os músculos da região lombar durante a flexão e melhorar a estabilização da cintura pélvica durante a extensão. Em todo o caso, deverão ser evitadas hiperextensões excessivas da coluna lombar (bacia deverá manter-se numa posição neutra) e demasiado arredondamento da coluna dorsal na flexão.