O que é dipolar nulo?
Índice

O que é dipolar nulo?
As ligações apolares possuem momento dipolar resultante nulo (igual a zero). Exemplos: O tem um par de elétrons compartilhado igualmente pelos dois átomos de cloro, logo seu momento dipolar é igual a zero.
Em que consiste o momento de dipolo ou momento dipolar?
Em física, o momento do dipolo elétrico é a medida da polaridade de um sistema de cargas elétricas. O momento do dipolo elétrico para uma distribuição discreta de cargas pontuais é simplesmente a soma vetorial dos produtos da carga pela posição vetorial de cada carga.
O que significa momento dipolar igual a zero?
O vetor momento dipolar é igual a zero porque essa é uma molécula diatômica que apresenta átomos iguais, ou seja, com mesma eletronegatividade.
Qual o momento de polaridade das moléculas?
- Momento Dipolar das Moléculas A polaridade das moléculas é um aspecto muito importante, pois as características das substâncias são determinadas, entre outros fatores, pelo fato de suas moléculas serem polares ou apolares.
Qual a diferença entre uma molécula polar e outra?
- Uma molécula polar é aquela que possui diferença de eletronegatividade e se orienta na presença de um campo elétrico externo, já uma molécula apolar não apresenta diferença de eletronegatividade porque os elétrons estão distribuídos sobre todas as moléculas de forma simétrica e, por isso, ela não se orienta na presença de um campo elétrico.
Qual é o momento dipolar da ligação?
- O momento dipolar da ligação é em que é o vector de magnitude igual ao comprimento da ligação e sentido da carga negativa para a carga positiva. Numa molécula, o momento dipolar é igual à soma dos momentos dipolares de todas as ligações químicas entre os átomos que a constituem e depende da sua geometria.
Qual a diferença entre duas moléculas?
- Na molécula abaixo, também temos uma molécula com apenas dois átomos, porém, nesse caso, ela corresponde a uma substância simples, ou seja, é formada por apenas um tipo de elemento. Portanto, não há diferença de eletronegatividade; os átomos atraem igualmente os elétrons, que estão distribuídos de maneira simétrica.