Como achar o momento angular?

Como achar o momento angular?
A definição de momento angular é dada pela equação a seguir:
- L: Momento angular [kg.m2/s]
- Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) r: Tamanho do eixo de rotação (raio) [m]
- Q: Quantidade de movimento [kg.m/s]
- senΘ: Seno do ângulo entre r e Q.
Qual é o momento angular da partícula?
Momento angular de uma partícula O momento angular depende do ponto de referência escolhido. Se a referência for o ponto ocupado pela partícula (e a função que define o momento for contínua) então o momento angular é nulo.
Qual é o momento angular do planeta Terra?
1675 km/h Considerando um ponto no equador (R = 6.400 km) e o período aproximado de rotação (T = 24 h), obtemos: Resolvendo, obtemos para a velocidade da Terra aproximadamente 1675 km/h que equivale a aproximadamente 465 m/s.
Quando o momento angular se conserva?
O momento angular total do sistema é conservado se o torque total externo que age sobre ele é nulo. É importante destacar que a Eq. (2) é uma equação vetorial. O que ela diz é que se o torque externo resultante numa determinada direção é zero, a variação do momento angular naquela direção com o tempo é zero.
Qual é a magnitude do movimento angular?
- O movimento angular é uma magnitude física, equivalente rotacional do momento linear e representa a quantidade de movimento rotacional d e um objeto. É uma quantidade vetorial que caracteriza as propriedades de inércia de um corpo, que gira em relação a um determinado ponto.
Qual a equação para o momento em linha reta?
- A equação para o momento em linha reta é simples: p = mv, onde p é o momento em que m e v são a massa e a velocidade. O momento angular é uma quantidade ligeiramente diferente; envolve o cálculo do movimento de um objeto ou partícula em torno de um ponto fixo, um sistema também conhecido como órbita.
Como calcular o módulo da quantidade de movimento?
- Para calcular o módulo do vetor resultante da quantidade de movimento, tomamos as seguintes operações de acordo com a situação. Representadas na figura a seguir, temos três diferentes situações, nas quais os vetores quantidade de movimento encontram-se nas situações paralela, oposta e perpendicular.