O que é uma gravidez molar?

O que é uma gravidez molar?
A gravidez molar, também chamada de gravidez em mola ou mola hidatiforme, é uma condição rara que acontece durante a gravidez devido a alterações no útero, provocadas pela multiplicação de células anormais na placenta.
Como ocorre a gravidez molar?
- A gravidez molar é uma rara complicação da gestação que ocorre quando algo dá errado durante o processo de fertilização. As células que formariam a placenta se desenvolvem de maneira anormal, e o que se forma é um amontoado de células, e infelizmente não um bebê. Por isso, a gestação não tem como ir para a frente.
Quando é feito o diagnóstico da gravidez molar?
- O diagnóstico da gravidez molar é feito através da realização do ultrassom transvaginal, pois nem sempre o ultrassom normal é capaz de identificar a alteração no útero, sendo que, geralmente, esta condição é diagnosticada entre a sexta e nona semana de gestação.
Qual o risco de ter uma gravidez molar no futuro?
- O risco de voltar a ter uma gravidez molar no futuro é de cerca de 1 a 2 por cento. Na grande maioria dos casos de gestação molar não compromete a capacidade de a mulher voltar a engravidar, mesmo as que se submeteram a quimioterapia.
Qual a probabilidade de ter uma nova gravidez molar?
- Porém, as chances de ter uma nova gravidez molar são muito baixas, cerca de 1%. Após a curetagem, é possível ocorrer o desenvolvimento da mola hidatiforme invasiva.