Qual o conceito de misticismo como elemento integrante das tradições religiosas?

Qual o conceito de misticismo como elemento integrante das tradições religiosas?
Misticismo (do grego μυστικός, transliterado mystikos, "um iniciado em uma religião de mistérios") é o contato com uma verdade espiritual, divindade ou Deus através da experiência direta ou intuitiva.
O que se entende por misticismo?
Crença de que uma pessoa se consegue comunicar com uma entidade espiritual e/ou receber mensagens desta. Inclinação para viver de modo contemplativo (absorvido em pensamentos); ascetismo. Etimologia (origem da palavra misticismo). Místico + ismo/ pelo francês mysticisme.
Por que o misticismo é algo muito particular?
- Como mencionado, o misticismo é algo muito particular de cada pessoa e cada religião. Isso ocorre porque o misticismo é entendido como um fenômeno que se relaciona com as profundezas de cada pessoa, por isso não há regras ou parâmetros que possam orientar de forma mais abrangente tais sentimentos.
Qual a definição da mística?
- Por definição natural, misticismo é a crença através da prática, estudo e aplicação das leis que unem o homem à Natureza . Desta forma, a mística se distingue da religião por referir-se à experiência direta com a divindade, transcendendo sem a necessidade de intermediários.
Por que o misticismo vai além da religião tradicional?
- O Misticismo vai além da religião tradicional por permitir uma experiência direta e pessoal com a divindade ou com a espiritualidade em questão. O que fere os dogmas das maiores religiões do mundo, pois elimina a figura do intermediário.
Por que o misticismo é uma comunhão direta?
- O misticismo é uma comunhão direta com a totalidade da vida, um acesso direto à transcendência cósmica sem a mediação de textos, palavras, ensinamentos. Por isso, justamente por não depender da mediação de palavras, a experiência mística não é transmissível por palavras: ela só pode ser vivenciada, nunca explicada.