O que é mieloma no sangue?

O que é mieloma no sangue?
O mieloma múltiplo é o câncer de um tipo de célula da medula óssea chamada de plasmócito, responsável pela produção de anticorpos que combatem vírus e bactérias. No mieloma múltiplo, os plasmócitos são anormais e se multiplicam rapidamente, comprometendo a produção das outras células do sangue.
Como curar o câncer no sangue?
Os transplantes de células-tronco, incluindo sangue periférico, medula óssea e transplantes de sangue de cordão, podem ser usados para tratar o câncer. Tais transplantes são mais utilizados para cânceres que afetam o sangue ou o sistema imunológico, como leucemia, linfoma ou mieloma múltiplo.
Quais os sintomas do mieloma múltiplo?
- Na fase inicial, a doença não provoca sintomas. Já numa fase mais avançada o mieloma múltiplo pode causar: Alterações sanguíneas, como anemia, diminuição dos glóbulos brancos e plaquetas. Saiba mais sobre esta grave complicação da medula óssea. Alteração nos nervos periféricos.
Qual a sobrevida do paciente com mieloma?
- A sobrevida do paciente com mieloma é, em média, de 5 anos para os casos detectados inicialmente, e de 2 anos para os casos mais avançados.
Quais são as lesões causadas pelo mieloma?
- As lesões ósseas causadas pelo mieloma podem se apresentar como fraturas, que surgem muitas vezes de forma espontâneas ou após mínimos traumas.
Qual a quimioterapia usada para tratar mieloma múltiplo?
- Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.