O que é um miométrio heterogêneo?

O que é um miométrio heterogêneo?
Útero com textura miometrial heterogênea é um miométrio (musculatura uterina) que não é uniforme em toda a sua extensão, o que pode sugerir a presença de mioma ou adenomiose.
Qual a função da parede uterina?
A principal função do útero é receber embriões que se implantam no endométrio, além de desenvolver vasos sanguíneos exclusivamente para esta função. O embrião, se desenvolve em feto e evolui até o nascimento do bebê.
Qual é o miométrio do útero?
- O miométrio constitui a maior parte da estrutura do útero (colo, corpo e cornos uterinos), sendo formado por feixes de fibras de músculo liso separadas por tecido conjuntivo. Nessa região do miométrio é comum aparecer miomas que, quando presentes, são detectados com uma textura diferente (heterogênea) da habitual do útero.
Por que o miométrio é heterogêneo?
- Nesses casos, o miométrio apresenta-se heterogêneo durante o exame de ultrassom, podendo ter também pequenos cistos. Há também espessamento ou irregularidades na área de junção entre as duas camadas do útero, o que é um forte indício de adenomiose. Para maiores esclarecimentos, consulte um médico ginecologista.
Qual a função do miométrio no parto?
- A principal função do endométrio é fornecer locais para implantação e desenvolvimento da placenta. No entanto, o miométrio é a camada muscular média da parede uterina responsável pelas contrações musculares do útero durante o parto. A principal diferença entre o endométrio e o miométrio é a anatomia e a função.
Por que o miométrio sofre hipertrofia?
- É o componente muscular liso que forma o útero, à medida que se proxima parto (nascimento) essa porção sofre hipertrofia. Durante a gestação o miométrio sofre hipertrofia.