O que significa focos de adenomiose?

O que significa focos de adenomiose?
A adenomiose focal, também denominada adenomioma, são lesões semelhantes a miomas. A parede posterior do útero é geralmente mais atingida em extensão do que as outras paredes uterinas. A gravidade e a classificação da doença têm como base a extensão da invasão miometrial.
Quais são as chances de quem tem adenomiose de engravidar?
Engravidar com Adenomiose é um desafio para algumas mulheres, já que a doença pode causar falhas na implantação do embrião e abortos espontâneos.
Como detectar adenomiose?
O problema pode ser detectado por ultrassonografia transvaginal ou ressonância magnética, considerada a melhor maneira de observar o músculo interno do útero. Entretanto, como é pouco conhecida e frequentemente confundida com outras doenças pélvicas, a adenomiose demora para ser diagnosticada, na maioria dos casos.
Qual a cirurgia para a adenomiose focal?
- A cirurgiapara o tratamento da adenomioseé a retirada do útero (histerectomia), devendo ser realizada idealmente pela laparoscopia. No caso de adenomiose focal, é possível que a cirurgia seja apenas a retirada do nódulo, que pode ser realizada por laparoscopia.
Qual o tipo de adenomiose?
- Por isso, durante o exame, estavam visíveis os locais inflamados. A adenomiose é também entendida como endometriose interna. Existem dois tipos de adenomiose: localizada ou difusa. É localizada se se encontra apenas num ponto específico; difusa se está distribuída por todo o miométrio.
Quando é indicado o tratamento do mioma?
- O tratamento é indicado quando a mulher apresenta sintomas intensos, como muita dor ou menstruação abundante, ou quando está tentando engravidar sem sucesso. O tipo de tratamento depende dos sintomas, do tamanho e do tipo de mioma de cada mulher, e deve ser orientado pelo ginecologista, podendo ser recomendado:
Qual a cirurgia mais adequada para a adenomiose?
- Já a cirurgia mais habitual, que cura 100% da adenomiose, é a retirada do útero por completo. É indicada para quem não deseja engravidar. Como a adenomiose é "alimentada" por sangue, a interrupção do fluxo em determinada parte do útero, chamada de embolização, é recomendada por alguns especialistas.