Qual a diferença entre mioma e adenomiose?

Qual a diferença entre mioma e adenomiose?
A adenomiose é a presença de tecido endometrial infiltrando a parede muscular do útero. Adenomioma é quando a adenomiose forma um nódulo na musculatura do útero, semelhante a um mioma.
O que é adenomiose uterina difusa?
Adenomiose uterina é a presença de glândulas endometriais e estroma na musculatura uterina; ela tende resultar em um útero difusamente aumentado. Na adenomiose, o tecido endometrial ectópico tende a induzir o alargamento uterino difuso (alargamento uterino globular).
Quais são os sintomas da adenomiose?
- A adenomiose nem sempre provoca sintomas, porém, geralmente os sintomas aparecem após a gravidez e desaparecem após a menopausa. Além disso, a adenomiose pode ser uma das causas da dismenorreia e de hemorragia uterina anormal, sendo muitas vezes difícil de diagnosticar. Confira outros sinais de alterações no útero.
Quando é indicado o tratamento do mioma?
- O tratamento é indicado quando a mulher apresenta sintomas intensos, como muita dor ou menstruação abundante, ou quando está tentando engravidar sem sucesso. O tipo de tratamento depende dos sintomas, do tamanho e do tipo de mioma de cada mulher, e deve ser orientado pelo ginecologista, podendo ser recomendado:
Qual o tipo específico de adenomioma?
- Adenomioma é um tipo específico de adenomiose focal, formando um nódulo no útero, e diferentemente do mioma, apresenta glândulas endometriais em seu interior. Imagem de laparoscopia, demonstrando um útero aumentado e amolecido, achado comum na adenomiose, associado a focos de endometriose em sua superfície.
Qual a cirurgia mais adequada para a adenomiose?
- Já a cirurgia mais habitual, que cura 100% da adenomiose, é a retirada do útero por completo. É indicada para quem não deseja engravidar. Como a adenomiose é "alimentada" por sangue, a interrupção do fluxo em determinada parte do útero, chamada de embolização, é recomendada por alguns especialistas.