Como funciona o procedimento de mediação?
Índice
- Como funciona o procedimento de mediação?
- O que é um processo de mediação?
- Como conduzir uma mediação?
- Como funciona o procedimento de mediação judicial?
- Como funciona uma mediação online?
- Como funciona a mediação no Brasil?
- Quais são as fases do processo de mediação?
- Como acontece a escolha de um mediador?
- Quais são as ferramentas da mediação?
- O que é a audição de propostas implícitas de um exemplo?
- Como funciona o modelo de mediação?
- Qual o conteúdo da mediação?
- Quais são as etapas da mediação?
- Qual é o tipo de mediação facilitadora?

Como funciona o procedimento de mediação?
A mediação é um método alternativo de resolução de conflitos por meio do qual é possível resolver um conflito sem que seja necessária a interferência da Justiça. Prevê a participação de uma terceira figura, o mediador, neutro e imparcial, que auxilia as partes no diálogo rumo ao acordo.
O que é um processo de mediação?
A mediação é um processo voluntário que oferece àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito a oportunidade e o espaço adequados para conseguir buscar uma solução que atenda a todos os envolvidos.
Como conduzir uma mediação?
1) Escuta Ativa na mediação de conflitos Isso significa prestar atenção não apenas nas palavras ditas pelas partes, mas também na linguagem não verbal, como gestos e expressões faciais. O mediador deve manter contato visual com os reclamantes a todo o momento, ainda que alguma das partes evite olhar diretamente.
Como funciona o procedimento de mediação judicial?
Ocorre no âmbito judicial, as audiências são realizadas por um mediador indicado pelo o juiz. O juiz designará a audiência de mediação quando receber a petição inicial, numa tentativa pré-processual de solução do litígio. Caso contrário, o processo seguirá em curso normal.
Como funciona uma mediação online?
Como ela funciona? A mediação online é feita por meio de plataforma, onde o mediador devidamente capacitado cria um ambiente acolhedor em vídeo conferência. Dessa forma, as partes podem dialogar sozinhas ou com a ajuda de seus advogados e, assim, chegar a um acordo que atenda os interesses de todos.
Como funciona a mediação no Brasil?
Podemos definir mediação como um processo de negociação conduzido por um terceiro imparcial, escolhido de comum acordo pelas partes, a quem são atribuídas funções específicas, com o fim de ajudar na busca de uma solução para o conflito. ...
Quais são as fases do processo de mediação?
Regida pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada, a mediação é dividida, para alguns doutrinadores, em cinco etapas: pré-mediação, investigação, “cáucus”, criação de opções e fechamento.
Como acontece a escolha de um mediador?
Mais além, o artigo 4˚, também da Lei n˚ 13.140/2015, afirma que o mediador será designado pelo tribunal ou escolhido pelas partes. ... Em seguida, serão examinados os princípios da mediação aplicados a escolha do mediador judicial que servirão como base para a interpretação de como deve ser feita tal escolha.
Quais são as ferramentas da mediação?
Ferramentas da Mediação
- Rapport.
- Afago;
- Teste de Realidade;
- Validação de Sentimentos;
- Silêncio;
- Reenquadramento;
- Inversão de Papéis;
- Caucus.
O que é a audição de propostas implícitas de um exemplo?
A audição de propostas implícitas consiste em esclarecer as soluções propostas pelas partes, que muitas vezes, em razão do estado anímico alterado tem dificuldade de se comunicar plenamente. ... A inversão de papéis é uma técnica que estimula a empatia entre as partes, que percebem o contexto sob a perspectiva do outro.
Como funciona o modelo de mediação?
- Esse modelo de mediação tem como objetivos restabelecer a relação e empoderar as pessoas em conflito para, depois, resolver a disputa. O método foca em que cada uma das partes possa compreender as necessidades e os interesses da outra.
Qual o conteúdo da mediação?
- Todo o conteúdo da mediação é confidencial, protegido pela política de sigilo e confidencialidade, de modo que, nada do que ocorre durante a mediação não é usado no julgamento. O mediador não pode ser usado como testemunha a menos que tenha sido identificada prática delituosa durante o processo de mediação.
Quais são as etapas da mediação?
- Apesar de informal, a mediação possui etapas estruturadas, aplicadas sem rigidez ou hierarquia, que permitem o êxito da sessão. São estas: declaração de abertura do mediador, exposição das partes, resumo, geração de opções com aplicação de técnicas de comunicação, conferência da viabilidade das propostas, conclusão e redação do termo.
Qual é o tipo de mediação facilitadora?
- Também chamada de mediação tradicional, de mediação satisfativa, ou de modelo tradicional-linear de Harvard. O tipo de mediação facilitadora é um dos mais antigos em termos de aplicação, embora sua estruturação formal tenha sido estudada e formatada no começo do século XX.