adplus-dvertising

Como saber o grau do mieloma múltiplo?

Índice

Como saber o grau do mieloma múltiplo?

Como saber o grau do mieloma múltiplo?

O Estadiamento do Mieloma Múltiplo

  1. Concentração de hemoglobina;
  2. Nível de cálcio no sangue;
  3. Presença de lesões ósseas em estudos de imagem para determinar a extensão do mieloma;
  4. Quantidade da proteína M no sangue e na urina;
  5. Nível de função renal.

Qual é o mielograma e a biópsia de medula óssea?

  • O mielograma e a biópsia de medula óssea são exames de grande importância para a avaliação da medula óssea. Eles são realizados para diagnosticar cânceres que atacam as células sanguíneas, como linfoma, mieloma e leucemia.

Como se faz o tratamento da medula óssea?

  • O tratamento se faz, geralmente, através de uma quimioterapia associada à realização de um transplante. A radioterapia é, às vezes, utilizada para combater as dores ósseas. Em casos de leucemia, quimioterapias ou um transplante de medula óssea são métodos considerados.

Quais são as lesões causadas pelo mieloma?

  • As lesões ósseas causadas pelo mieloma podem se apresentar como fraturas, que surgem muitas vezes de forma espontânea ou após mínimos traumas. Também são comuns quadros semelhantes à osteoporose ou erosões focais parecidas com metástases de outros cânceres para ossos, conhecidas como lesões líticas.

Quais são as células da medula óssea saudável?

  • Na medula óssea saudável, menos de 5% das células são plasmócitos. Mas, em pacientes com mieloma múltiplo, mais de 10% das células podem ser plasmócitos, e algumas vezes o número dessas células chega a mais que 30% das células da medula.

Postagens relacionadas: