adplus-dvertising

O que é milho primeira safra?

Índice

O que é milho primeira safra?

O que é milho primeira safra?

Assim, o Brasil já conta duas safras de milho há bastante tempo, sendo a primeira safra (verão) plantada de setembro a dezembro, e a segunda (inverno), de janeiro a abril.

Qual é o ciclo do milho?

Precoce: ciclo de 1 dias, florescimento aos 65 dias. No mercado, 55 a 65% das cultivares são de ciclo precoce. Normais: ciclo de 1 dias, florescimento aos 70 dias. No mercado, 10 a 15% das cultivares são de ciclo normal.

O que plantar depois da colheita do milho?

Após o plantio do milho deve-se cultivar uma espécie aproveitadora de resíduos como: amendoim, soja ou centeio. Após a colheita das plantas aproveitadoras, devem-se cultivar plantas recuperadoras de solo como: adubação verde, feijão de corda e batata doce.

Como funciona a safra de milho?

A safra diz respeito ao plantio feito com a chegada das chuvas. É nesse período que as condições climáticas estão próprias para o início de lavouras como a do milho, por exemplo. Geralmente, a safra começa no mês de outubro e segue por novembro e dezembro.

Qual a relação entre safra e safra?

  • A entressafra fica entre o fim do último cultivo (da segunda safra, por exemplo) e o início da próxima safra. Devido à força e participação no agronegócio nacional, geralmente associamos safra e safrinha à soja e milho. Por essa razão, será o foco deste texto também. Mas para outras culturas, as nomenclaturas podem ser diferentes.

Quando é feito o plantio na safra?

  • Na safra, o plantio é feito quando as chuvas voltam e vai de outubro a dezembro, como no caso do milho. Nessa época, as condições climáticas – temperatura, luminosidade e umidade – são as melhores para o desenvolvimento das culturas.

Por que a safra é melhor para a cultura?

  • De modo geral e em anos normais, a safra significa melhores condições para a cultura e maiores produtividades. Por sua vez, a safrinha apresenta condições marginais de cultivo e, portanto, limitações que se traduzem em menores produtividades ou produção total.

Por que o produtor investe mais na safra?

  • Por isso, em geral o produtor investe mais na safra, pois há um potencial produtivo e de retorno financeiro maior. A safrinha vem logo após a safra e foi assim apelidada, no diminutivo, porque a produtividade era geralmente menor, devido a condições sub-ótimas de luminosidade, além dos riscos de veranico, por exemplo.

Postagens relacionadas: