Quais são as diferenças entre metamorfismo regional e de contato?
Índice
- Quais são as diferenças entre metamorfismo regional e de contato?
- Como ocorre o metamorfismo regional?
- Como ocorre o metamorfismo de contato e o que provocam as rochas?
- Porque ocorre o metamorfismo?
- Qual é o processo de metamorfismo?
- Como se desenvolve o metamorfismo dinâmico?
- Quais são as rochas deste tipo de metamorfismo?

Quais são as diferenças entre metamorfismo regional e de contato?
O metamorfismo regional está relacionado com limites convergentes, onde se verificam altas temperaturas e pressões. ... Metamorfismo de contacto: está diretamente relacionado com as intrusões magmáticas. Como estão a temperaturas muito elevadas, causam instabilidade nos minerais das rochas envolventes à inclusão magmática.
Como ocorre o metamorfismo regional?
O metamorfismo regional, também designado por metamorfismo dinamotérmico, é provocado pela ação de altas pressões e altas temperaturas, e afeta extensas regiões da crosta terrestre, geralmente em áreas de atividade tectónica onde se formam montanhas.
Como ocorre o metamorfismo de contato e o que provocam as rochas?
O metamorfismo de contacto, também conhecido como metamorfismo térmico, resulta da intrusão de magma a alta temperatura em rochas preexistentes. Este tipo de metamorfismo pode incidir sobre rochas sedimentares, metamórficas e magmáticas.
Porque ocorre o metamorfismo?
O metamorfismo ocorre devido a uma necessidade de ajuste da rocha a novas condições de pressão e temperatura, em geral, resultado de soterramento profundo, que coloca a rocha em condições físicas diferentes de sua formação e também das condições físicas que ocorrem na superfície da terra.
Qual é o processo de metamorfismo?
- Metamorfismo é o conjunto de processos geológicos que leva à formação das rochas metamórficas. Esses processos envolvem transformações sofridas pelas rochas , quando submetidas ao calor/temperatura, pressão, os fluidos e o tempo.
Como se desenvolve o metamorfismo dinâmico?
- Exemplos: corneana, quartzito e mármore. Metamorfismo dinâmico: desenvolve-se em "faixas" longas estreitas nas adjacências de falhas ou zonas de cisalhamento. Metamorfismo por soterramento: está geralmente associado com bacias sedimentares formadas na margem de distensão das placas.
Quais são as rochas deste tipo de metamorfismo?
- Algumas rochas deste tipo de metamorfismo são a ardósia, o filito, o micaxisto e a gnaisse. Metamorfismo de contacto: está diretamente relacionado com as intrusões magmáticas.